Aliado de Putin diz que só a Bielorrússia apoia a Rússia
"Escancarar dessa forma o isolamento da Rússia não combinava com as mais recentes determinações do Roskomnadzor, o DIP do governo russo", escreve Solnik
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Hoje de manhã, hora de São Paulo, o site da Gazeta Russa, de Moscou, publicou a seguinte declaração do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, à emissora de televisão TBS, do Japão:
“Se alguém apoia a Rússia, é apenas a Bielorrússia. Todo o resto ou assume uma posição neutra ou luta ao lado da Ucrânia”.
Estranhei. A Gazeta Russa, órgão oficial do governo, é a voz do Ministério das Relações Exteriores. Durante alguns anos uma edição de quatro páginas saía uma vez por semana como encarte na Folha de S. Paulo.
Escancarar dessa forma o isolamento da Rússia e o apoio maciço do mundo à Ucrânia não combinava com as mais recentes determinações do Roskomnadzor, o DIP do governo russo.
Se bem que as ordens de caracterizar o que está acontecendo como ação humanitária foram seguidas estritamente no encerramento da matéria:
“Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin decidiu realizar uma operação militar especial para proteger o Donbass em resposta a um pedido de ajuda dos chefes do LPR e do DPR”.
Uma hora depois, acessei novamente o site. A matéria não estava mais lá. Fora trocada por outra, também sobre a entrevista de Lukashenko, mas com outro título: “Lukashenko diz que Putin está em grande forma”.
Abordava outro trecho da entrevista à TV japonesa, mas sem mencionar a declaração acerca do apoio solitário da Bielorrússia à Rússia.
Em alguns minutos, até mesmo essa matéria foi retirada do site, enquanto as demais, que haviam subido junto com ela, continuavam no ar.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247