Alerta da ONU: Fome pode afetar 67 milhões de latino-americanos em 2030

Se levarmos em conta a pandemia, o Brasil estará no epicentro da fome até o final deste ano. Milhões de trabalhadores brasileiros, homens e mulheres, perderam renda e não conseguem sustentar suas famílias. O fracassado Programa Emergencial de Suporte ao Emprego, não chega a mais de 80% de quem precisa, enquanto o governo federal beneficia grandes empresas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sem considerar o impacto da Covid-19, as projeções do relatório intitulado "The State of Food Security and Nutrition in the World 2020" (Estado da Segurança alimentar e da Nutrição no Mundo em 2020), da ONU, prevê que a fome na América Latina pode alcançar patamares alarmantes nesta década. 

As projeções mostram que o mundo não está no caminho de alcançar a Fome Zero até 2030 e, apesar de alguns progressos, a maioria dos indicadores também não estão no caminho de cumprir as metas globais de nutrição.  

continua após o anúncio

O relatório utiliza a avaliação usual da segurança e nutrição alimentar com projeções de como o mundo pode ser em 2030, se as tendências da última década continuarem confirmando as edições anteriores de que o número de pessoas afetadas pela fome em todo mundo tem aumentado lentamente desde 2014. 

Segundo o relatório, há de se destacar que houve algum progresso em termos de nanismo infantil, baixo peso ao nascer e amamentação exclusiva, mas em um ritmo ainda muito lento. O sobrepeso infantil não está melhorando e a obesidade adulta está aumentando em todas as regiões. 

continua após o anúncio

O relatório destaca a qualidade da dieta como um elo crítico entre segurança alimentar e nutrição. O cumprimento das metas do ODS 2 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU) somente será possível se as pessoas tiverem comida suficiente para comer e se o que estão comendo é nutritivo e acessível.  

Para diminuir, ou acabar com a fome e todas as formas de desnutrição, o relatório sustenta a discussão das políticas sobre nutrição e a inclusão de estratégias alimentares, garantindo assim, dietas saudáveis e acessíveis. 

continua após o anúncio

Se levarmos em conta a pandemia, o Brasil estará no epicentro da fome até o final deste ano. Milhões de trabalhadores brasileiros, homens e mulheres, perderam renda e não conseguem sustentar suas famílias. 

O fracassado Programa Emergencial de Suporte ao Emprego, não chega a mais de 80% de quem precisa, enquanto o governo federal beneficia grandes empresas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247