Ainda há tempo para se unir por uma candidatura de esquerda em SP
O contexto atual exige da esquerda ousadia e estratégia política. Reconquistar a cidade de São Paulo é fundamental
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Assisti ao debate em São Paulo e decidi expressar minha opinião.
Lula deveria ter insistido em uma candidatura comum da esquerda na capital paulista, sabendo de que se trata do berço do conservadorismo político brasileiro. O contexto atual exige da esquerda ousadia e estratégia política. Reconquistar a cidade de São Paulo é fundamental!
O mais importante seria uma união da esquerda em torno de um programa de governabilidade, com projetos e atividades bem definidas em função de certas prioridades a serem atacadas no imediato. Aliás, esta proposição é válida para outras municipalidades.
O candidato escolhido assinaria um contrato de adesão ao programa. Apesar do encaminhamento ter sido outro em São Paulo, ainda temos tempo de se unir. Eu penso que Boulos é o candidato mais aguerrido para contra-argumentar com os conservadores responsáveis da catástrofe Brasil que permitiu a ascensão da extrema direita ao poder.
Existe uma urgência política em São Paulo e nunca é tarde para contextualizar esta realidade. Vocês podem e devem construir conjuntamente um programa de governabilidade, como já citei acima. Estou um pouco desinformada sobre as modificações da lei eleitoral e não sei se o candidato do PT pode ainda desistir e apoiar Boulos levando em conta esta situação.
Eu penso que qualquer candidato oriundo da esquerda deve dizer para os eleitores o que se vai fazer e como fazer durante a gestão municipal. Deve dizer como a população será informada sobre as finanças da prefeitura. Já de imediato anunciar o pedido de um balanço sobre o total dos recursos disponíveis na prefeitura. Em seguida alocar uma previsão de recursos para as prioridades de maior urgência. Depois um novo orçamento será elaborado levando em conta o programa estabelecido em comum acordo com os representantes dos partidos de esquerda e centro esquerda.
A população tem uma expectativa de saber como cada problema será resolvido! Para cada problema existe uma solução, como diz o próprio companheiro Lula.
Como gerar concretamente renda para lutar contra o desemprego. Não se deve perder tempo com muito bla bla bla, nada de discurso prolixo, hoje precisamos resgatar a credibilidade política! Por esta razão, temos que demonstrar que a política se arquiteta no quotidiano. E é localmente que a cidadania política de cada eleitor ou eleitora é exercida com participação e responsabilidade cívica. Cada eleitor ou eleitora será em seguida um ator político no local de sua morada. Os conselhos municipais podem voltar a ser um local onde a política do quotidiano se concretiza. Trata-se de uma instância do poder local que vai pressionar o poder legislativo a votar as leis que beneficiam a população ajudando também ao prefeito no cumprimento de suas promessas eleitorais.
Será a partir da conquista do poder local que vamos salvar o Brasil das mãos dos teocráticos fundamentalistas e da extrema direita.
É localmente que podemos pôr em prática uma concepção de desenvolvimento com inclusão, respeitando o meio ambiente criando alternativas de ecodesenvolvimento territorial, onde todos os setores se articulam dentro de uma visão integrada. Assim, a economia se dinamiza com o meio ambiente com o social, com a cultura, com a política. Agir local e pensar global!
A esquerda deve ser apresentada como uma alternativa credível rompendo assim, com a caricatura que os meios de comunicações sempre impuseram à população brasileira. Eles vendem a falsa moral e o ideal da direita conservadora visando manutenção do status quo da Casa Grande.
A esquerda é plural, porém, ela tem em comum os valores de fraternidade, solidariedade, da liberdade e do respeito aos direitos humanos. Todos têm direito a usufruir ao bem estar social e a ter igualdades de chances.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247