Adversários de Lula não sabem o que é democracia

O colunista do 247 Alex Solnik destaca que, ao contrário da gritaria dos adversários de Lula contra sua presença no horário eleitoral, alegando que o PT continua dizendo que ele é candidato, a "alegação é falsa"; "O programa eleitoral do PT simplesmente não definiu quem é o candidato a presidente. Isso é perfeitamente legítimo, porque a decisão do TSE não é definitiva e permitiu essa indefinição até o dia 11 de setembro", observa; "Só quem não sabe ou não quer saber como funciona a democracia acusa o PT de desobedecer ao TSE", completa

Adversários de Lula não sabem o que é democracia
Adversários de Lula não sabem o que é democracia (Foto: Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ainda pouco satisfeitos com a impugnação da candidatura que desrespeita os seus direitos políticos, e, portanto, o preceito democrático, adversários de Lula, à direita, protestam contra sua presença no horário eleitoral, alegando que o PT continua dizendo que ele é candidato.

A alegação é falsa. Não há isso. O programa eleitoral do PT simplesmente não definiu quem é o candidato a presidente. Não disse que Lula ainda é, mas também não disse que não é. Isso é perfeitamente legítimo, porque a decisão do TSE não é definitiva e permitiu essa indefinição até o dia 11 de setembro. Só então o PT terá de definir os nomes do novo presidenciável e do vice – a não ser que o STF dê outro entendimento à questão antes dessa data.

Explico. O TSE impugnou Lula, mas ele tem direito a recorrer ao STF e é o que vai fazer. Enquanto o STF – que é a última instância – não definir se Lula pode ser candidato ou não, não se pode falar em desobediência. Lula não é candidato neste momento, pois vige a decisão do TSE. Mas ela poderá ser derrubada por uma liminar do STF. Daí porque não se pode afirmar que Lula está definitivamente fora do páreo neste momento.

continua após o anúncio

Durante os dez dias concedidos pelo TSE para troca de candidatos, o PT tem todo o direito de apresentar Lula em 25% do tempo do partido, sem definir se é candidato ou não é. Até 11 de setembro.

Somente a partir desta data o partido poderá ser acusado de afrontar o TSE – se não definir o substituto de Lula. Ou se não obtiver êxito no STF.

continua após o anúncio

Só quem não sabe ou não quer saber como funciona a democracia acusa o PT de desobedecer ao TSE.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247