A verdade sempre aparecerá

Não é necessário que se passe um século para que verdades sejam reveladas. O golpe político contra a presidente Dilma precisará desse tempo de maturação, e a História se encarregará de distribuir papéis e responsabilidade para todos os atores que participaram deste ato

Dr. Hélio (ex-prefeito de Campinas- SP)
 
Dr. Hélio (ex-prefeito de Campinas- SP)   (Foto: Celso Raeder)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O tempo é a matéria-prima da História. Sem esse distanciamento temporal, a pesquisa científica sobre um fato histórico acaba se contaminando pelos interesses das partes, causando graves distorções na realidade. Mas não é necessário que se passe um século para que verdades sejam reveladas. O golpe político contra a presidente Dilma precisará desse tempo de maturação, e a História se encarregará de distribuir papéis e responsabilidade para todos os atores que participaram deste ato. Não será surpresa se o futuro nos mostrar que o mocinho hoje seja, quem sabe, o vilão. O escândalo ocorrido na cidade de Campinas, em 2011, que ficou conhecido como caso Sanasa, já está historicamente maduro para que a opinião pública possa reavaliar de que lado ficou a verdade.

Luiz Aquino era o presidente da Sanasa, companhia de saneamento de Campinas, e foi preso com a boca na botija num esquema de contratos superfaturados. Aquino é importante para compreender todo o processo de concessão do benefício da delação premiada pelo juiz Sérgio Moro, já que foi ele quem inaugurou a era de se livrar dos crimes que cometeu a troco de acusar terceiros. Mas é aí que entra o revisionismo histórico. Ao contrário dos ex-diretores da Petrobras, e dos lobistas e empreiteiros que devolveram aos cofres públicos mais de R$ 2 bilhões em propinas escondidas em paraísos fiscais, Luiz Aquino não apontou o paradeiro de um único centavo de real, que teriam sido entregues àquela a quem acusou de ser a chefe da quadrilha, a mulher do prefeito.

O Ministério Público de Campinas garante que foram desviados da Sanasa mais de R$ 208 milhões dos cofres da companhia. Ora, uma montanha de dinheiro assim não desaparece no ar. Por ter sido acusada de ser chefe da quadrilha, era natural que a maior parte dessa propina fosse encontrada em seu poder. Aí que a porca torce o rabo. Contas no exterior? Não tem. Evolução patrimonial incompatível? Nada encontraram. Aí a saída foi inventar mentiras que se tornaram verdade nas páginas dos jornais. A mais bizarra era a existência de um poço num sítio da família do prefeito, usado para guardar dinheiro.

continua após o anúncio

Confesso que temo pelo destino do presidente Lula, enredado pelo juiz Sérgio Moro. Em Campinas, apesar da fragilidade das provas apresentadas para confirmar a delação de Aquino, o juiz responsável pelo caso não teve o menor constrangimento em canetar a condenação da mulher do prefeito a mais de 20 anos de prisão. E nem sítio em Atibaia ou apartamento no Guarujá ela tem. O que aconteceu então? Os corruptos de Campinas são mais inteligentes? O delator conseguiu enganar a Justiça? Faltaram competência e objetividade nas investigações realizadas pelo Gaeco? Ou será que tudo foi um golpe político para cassar o então prefeito de Campinas, Dr. Hélio, como ele próprio denunciou em várias oportunidades?

A verdade histórica sobre a crise que abalou Campinas não compete mais aos meios de comunicação de massa. Possivelmente será contada ainda neste ano, em livro que está no prelo. Trata-se de leitura apenas para os interessados, como deve ser uma obra literária sem pretensão de redimir alguém. Esse acerto de contas só pode ser feito nas urnas, o único tribunal com poder para julgar um prefeito popular, que caiu em desgraça tão logo saíram as primeiras pesquisas apontando-o como forte candidato a governar o Estado de São Paulo, fortaleza mantida pelo PSDB a qualquer preço.

continua após o anúncio

A reabilitação moral de um nome é um dos méritos da História. E o personagem não precisa sequer morrer para ter esse reconhecimento. É o que desconfio que vai acontecer, ainda esse ano, com a volta do Dr. Hélio ao poder municipal campineiro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247