A prática racista do presidente da EBC

A banalização do racismo em nossa sociedade merece punição exemplar, em respeito ao público da EBC, à sociedade brasileira e aos direitos fundamentais que os meios de comunicação devem valorizar e preservar.

O jornalista Laerte Rimoli assume a presidência da EBC, e a diretoria-geral será comandada pela jornalista Christiane Samarco
O jornalista Laerte Rimoli assume a presidência da EBC, e a diretoria-geral será comandada pela jornalista Christiane Samarco (Foto: Altamiro Borges)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Do site do FNDC:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), articulação que reúne mais de 500 entidades em todo o país, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à manifestação racista do jornalista Laerte Rimoli, atual presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em sua página pessoal em uma rede social, Rimoli compartilhou diversos posts - supostamente humorísticos - em torno das declarações da atriz Taís Araújo que, em recente palestra em São Paulo, denunciou o racismo que ela e sua família sofrem no dia-a-dia.

As postagens foram feitas no Dia Nacional da Consciência Negra, em horário de trabalho e em meio a uma greve deflagrada pelos trabalhadores da EBC no último dia 14, em defesa de condições de trabalho decentes, negadas pelo presidente da EBC em tentativa de negociação coletiva.

continua após o anúncio

Nomeado pelo presidente Michel Temer após edição de Medida Provisória que acabou com os mecanismos de autonomia da empresa pública de comunicação, Rimoli tem executado com maestria a política do governo federal de desmonte da EBC, promovendo o sucateamento da empresa e toda sorte de ingerência no conteúdo produzido por seus veículos. Mais do que isso, o presidente da EBC vem sendo denunciado de maneira sistemática por assédio moral, censura e intimidações a funcionários da empresa.

Num momento em que o país debate o papel dos meios de comunicação para a legitimação ou não do racismo estruturante em nossa sociedade, o FNDC e suas entidades filiadas repudiam as declarações preconceituosas e ofensivas desse servidor público que, no meio do expediente, decidiu desonrar o trabalho que exercem os milhões de brasileiros e brasileiras que sofrem diariamente as consequências desta insidiosa forma de opressão.

continua após o anúncio

Racismo é crime inafiançável e uma manifestação de racismo de um gestor de uma entidade pública, que tem a missão de justamente promover os direitos humanos e a diversidade em nossa sociedade, é algo inadmissível. Por isso, o Fórum Nacional pela Democratização exige a imediata demissão de Laerte Rímoli da presidência da EBC e apresentará representação contra o jornalista ao Ministério Público Federal e também à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, entendendo que o Código de Conduta da Alta Administração Federal também foi desrespeitado neste lamentável episódio.

A banalização do racismo em nossa sociedade merece punição exemplar, em respeito ao público da EBC, à sociedade brasileira e aos direitos fundamentais que os meios de comunicação devem valorizar e preservar.

continua após o anúncio

Brasília, 22 de novembro de 2017.

Coordenação Executiva
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247