A falta de um contraponto

Não conheço o mundo, mas será que existe algum país democrático e civilizado em que toda a grande mídia esteja nas mãos de meia dúzia de famílias?



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Será que existe algum país que assista tanta televisão como o nosso? E no mesmo canal?

Por que em toda sala de espera há uma televisão ligada na Globo? No consultório, na clínica, no restaurante chique ou no boteco mais pé de chinelo. Em todos os lugares 'ela' nos acompanha, ali bem do ladinho, cheia de intimidade, dizendo ao pé do ouvido ou aos quatro ventos por onde caminhar, por onde seguir, por onde pisar e em quem pisar.

De dentro do ônibus vejo uma academia de ginástica com pelo menos vinte esteiras de frente a uma enorme tela passando o decadente Jornal Nacional. Quanta pantomina sendo despejada em nossas caras. Por que isso? Nem pense em pedir para trocar. Pela Band? SBT? Todas têm a mesma visão e opinião. É como o sistema solar: o sol, a Globo; as demais, os planetas em sua órbita. O recinto mais sofisticado disponibiliza a tv a cabo. E onde está sintonizada? Na Globo News. Sem palavras.

continua após o anúncio

Não conheço o mundo, mas será que existe algum país democrático e civilizado em que toda a grande mídia esteja nas mãos de meia dúzia de famílias? E, o pior, todas com o mesmo pensamento. O pensamento dos Marinhos. Isso num país continental de imensas e riquíssimas diversidades.

Não há democracia sem pluralidade de ideias, visões e opiniões. O Brasil jamais viverá uma democracia plena com essa concentração dos meios de comunicação. O dono de uma rede de TV, e suas inúmeras repetidoras, não pode ser o mesmo de um jornal e(ou) revista de grande circulação. Idem para o rádio. Cadê a liberdade de expressão se só UM pode externar e transmitir sua opinião?

continua após o anúncio

Não me sinto representado por esses veículos. Uns dirão: mas hoje tem a internet. Realmente. Ainda bem que conseguimos encontrar visões diferentes em sites e blogs de bons jornalistas. Mas o alcance ainda é restrito. De todo o meu convívio social - reconheço que restrito - só encontro uma pessoa que navegue pelos mesmos mares.

A informação, assim como a educação, tem que ser libertadora, senão continuaremos escravos no saber. Para que o conhecimento alcance a todos, temos que democratizar a comunicação. A legislação tem que coibir essa concentração.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247