A esquerda brasileira: entre cacos e gemidos

A dita Esquerda brasileira terá que se reinventar totalmente após o massacre sofrido nas eleições municipais deste ano. Encabeçada principalmente pelo PT que vem se agonizando desde os espetaculosos palcos do "mensalão" e "petrolão", dos quais a dita Direita apoiada pela grande mídia soube pescar convenientemente apenas os grandes peixes petistas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A dita Esquerda brasileira terá que se reinventar totalmente após o massacre sofrido nas eleições municipais deste ano. Encabeçada principalmente pelo PT (Partido dos Trabalhadores) que vem se agonizando desde os espetaculosos palcos do "mensalão" e "petrolão", dos quais a dita Direita apoiada pela grande mídia soube pescar convenientemente apenas os grandes peixes petistas, desconsiderando por completo o cardume voraz dos tubarões do PSDB, PMDB, PP....

Se de fato a grande imprensa brasileira em conjunto com setores abastados do capitalismo sob a "proteção divina" do poder judiciário, sobretudo aquele de Curitiba são os responsáveis pela queda vertiginosa dos "vermelhos", o que se desponta aos seus olhos é um horizonte cinza, quase sem cor.

Diferente de 2012, quando a classe operária e a burguesia baixa tiraram um de seus pés da "Senzala", agora parece que as correntes e as chibatas retornaram com a vingança maligna da "Casa Grande" contemporânea, capitaneando e sangrando esses corpos materiais e simbólicos, talvez o vermelho que impere no momento seja aquele jorrado desses corpos que ainda não aprenderam a viver sem o masoquismo de suas supostas sinas traumáticas. Estranhamente, parece que a Senzala se deleite e goze com os seus algozes da "Casa Grande". Senhor e Escravo, um não vive sem o outro. No final desse filme, o estuprado foge feliz com o estuprador, nos moldes das peças de Nelson Rodrigues (1912-1980) – "Toda Nudez Será Castigada".

continua após o anúncio

Com a aberração do "impeachment" consentido da Presidente Dilma Rousseff e a possível prisão física do "Chefe do Esquema" da corrupção de todo o país, o ex-Presidente Lula, o único e último "capital simbólico" da Esquerda liderada pelo PT, ao contrário do que muitos pensam, será dado o tiro de misericórdia com o derradeiro "canto do cisne vermelho", ou melhor, o que se ouvirá será tão somente o seu grito de dor gemendo até a morte em praça pública.

Das 630 Prefeituras conquistadas pelo PT em 2012, resta-lhe apenas 256 após as apurações das eleições municipais de 2016, com uma perda considerável e alarmante para os "esquerdistas" que, se ainda não estão em pânico, deveriam estar.

continua após o anúncio

A derrota na cidade de São Paulo é paradigmática e o sinal de alerta máximo, pois um "almofadinha artificial" do PSDB, sem nenhum vigor discursivo consistente saiu triunfante.

Ao que parece, o povo brasileiro infectou-se também pela doutrina fundamentalista religiosa, a nova base do "neofascismo tupiniquim", a quem não interessa mais os programas sociais pragmáticos regurgitados por candidatos sonhadores e nostálgicos da primeira era Lula, o único herói que ainda vive e faz com que parte da "Senzala" ainda sonhe em retirar o seu outro pé de lá.

continua após o anúncio

Estratégias hercúleas isoladas de pequenos heróis esquerdista só reforçarão o poder da Direita.

A Esquerda se fragmentou e está sendo estilhaçada, talvez apenas com uma reconstrução unificada, coligada com os setores mais progressistas seja possível, numa espécie também de encontro intersticial com parte do capital, embora sem lhe entregar o corpo e submeter-lhe docilmente as ideias.

continua após o anúncio

Entre os gritos e sussurros e os estilhaços avermelhados soprados pelos ventos nessa manhã de 03 de outubro de 2016, é preciso encontrar nos escombros os tons e a percussão ainda germinais soçobrantes para que se possa compor uma nova canção, sem estratégias egóicas isoladas, mas dentro de um espírito regido pela totalidade do conjunto orquestral.

Talvez seja o momento de mirar no presente e no futuro, pois Cuba já não é mais a mesma, a URSS se implodiu e o herói Lula não deve ser a referência exclusiva. A história deve recomeçar.

continua após o anúncio

Não será nada fácil...

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247