A bancada goiana

Mas o que, grosso modo, é o plantel de parlamentares advindos de Goiás? Olha... É a mais perfeita síntese entre as bancadas "BBB" (Boi, Bala e Bíblia). É como se a caótica preferência do eleitorado goiano colocasse todos os deputados e senadores em um grande copo de liquidificador, ligasse o botão e, ao fim, saísse o mais completo combinado pró-Boi-Bala-Bíblia. É assustador!

Goiás
Goiás (Foto: Ângelo Cavalcante)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Que os parlamentares goianos são historicamente conservadores e em sua medida, reacionários, isso não é novidade pra ninguém. O Brasil sabe de nós! Temos, de fato, uma das bancadas mais arcaicas, jurássicas e atrasadas do país.

E isso se refere tanto a Câmara dos Deputados quanto ao Senado da República. Mas o que, grosso modo, é o plantel de parlamentares advindos de Goiás? Olha... É a mais perfeita síntese entre as bancadas "BBB" (Boi, Bala e Bíblia). É como se a caótica preferência do eleitorado goiano colocasse todos os deputados e senadores em um grande copo de liquidificador, ligasse o botão e, ao fim, saísse o mais completo combinado pró-Boi-Bala-Bíblia. É assustador!

Não fosse a exceção do deputado federal Rubens Otoni (PT), a hegemonia seria absoluta; aliás, bom instante de elaboração é o recente e insuperável evento do impedimento da presidente Dilma Roussef e que, conforme todos nós, de uma forma ou de outra, atestamos, arrasou com a economia brasileira, com as instituições republicanas do país e o pior, com a paciência da população.

continua após o anúncio

Pois bem, na exceção, de novo, do deputado Otoni, a bancada goiana foi acometida de um profundo "efeito manada"! Foram todos adeptos e entusiastas votantes do crime do impeachment contra Dilma Roussef, mas vejam bem, crime, sobretudo, contra o povo brasileiro! Aliás, vou enfadar "tantinho mais" da paciência dos meus poucos e generosos leitores e citar a bandalha dos deputados goianos que lascaram voto em favor do merdeiro em que está todo o país nesse momento.

Vamos lá... Alexandre Baldy (PODEMOS), Célio Silveira (PSDB), Daniel Vilela (PMDB), Delegado Waldir (PR), Fábio Sousa (PSDB), Flávia Morais (PDT), Giuseppe Vecci (PSDB), Heuler Cruvinel (PSD), Jovair Arantes (PTB), João Campos (PRB), Lucas Vergílio SD), Magda Mofatto (PR), Marcos Abrão (PPS), Pedro Chaves (PMDB), Roberto Balestra (PP), Thiago Peixoto (SD)

continua após o anúncio

Vejamos... Que a direita sempre é muito complicada em sua sanha interminável por privilégios e muito dinheiro público, isso é consenso entre todos os analistas políticos do país; o que se dá, contudo, com a bancada goiana é que ela é direita de tipo novo; as categorias que se usa para tratar a direita "lato sensu" do país não servem para descrever a direita singular e imensamente original que é a goiana.

É um trágico apanhado de gente atrasada com um pé no latifúndio ainda de tipo escravista e outro em um padrão de urbanidade sem direito às luzes da modernidade. Nossa bancada é uma geleia geral que combina neófitos que sabem de políticas públicas, Goiás e Brasil como sabem da bio-genética de anfíbios da parte alta do Rio Nilo no período da deusa Hapi.

continua após o anúncio

É gente bizarra, repulsiva e improdutiva como Baldy; Célio Silveira, o tal do delegado Waldir (esse é assustador!); o escatológico e místico Fabio Sousa, a trabalhista farsante e sempre vacilante Flávia Morais, o economista marginal Vecci; o muito provinciano Heuler Cruvinel; Jovair Arantes (Meu Deus... Há algo pior e mais degenerado do que Jovair Arantes?); João Campos, esta combinação aberrante de protestante da idade média com qualquer coisa que replica discursos xucros sobre "segurança pública" e; outros mimados e remanescentes de famílias abastadas, fazendeiros, latifundiários e especuladores imobiliários. É como Goiás "contribui" para a democracia brasileira! Com isto!

No Senado Federal, a coisa é um pouco pior! A trinca Caiadão, Lúcia Vânia e Wilder completa o "bolo de noiva" azedo e estratificado que é o "organum" dos tais representantes da província. Caiado, o eterno e vociferante "senhor UDR" dispensa maiores comentários. Me lembro dos seus arroubos com ministros de estado, deputados e senadores... É tudo na base do "vai ou racha"! Imagino (sem querer imaginar!) como seria sua relação com sindicalistas teimosos, militantes sociais obstinados e gente do povo em sendo governador... Deus nos proteja!

continua após o anúncio

Lúcia Vânia é aquela folha seca solta nas ventanias do sertão; nada faz, nada produz, nada articula; sua participação nos debates do senado inexistem; é menos que baixo clero! Vânia é a que está e não está no Senado da República. É espantoso como conseguiu eleger-se! E Wilder... (Como é mesmo o sobrenome?)... Esse daí só sei pelos casos de polícia a envolver Carlinhos Cachoeira e que, em piscadela de olhos, deu vida para essa coisa grotesca. Sem projeto, atuação, produção, intervenção, clareza de idéias ou alguma sorte de qualidade política é um acaso das piores politicagens de Goiás. Isso... Wilder é um acaso e deve ser interpretado e compreendido, tão somente, sob esse viés.

Termino espantado em saber que nenhum destes indivíduos, mas nenhum mesmo... Foi capaz de fazer uma única avaliação sobre o que fizeram quando foram parte no impeachment da presidente Dilma. O país está melhor? A qualidade convival do país está elevada? A economia avança com Temer? É nisso que acreditam? Ora, ora... Francamente... Busquei e vasculhei uma única posição franca, sincera e verdadeira em todos eles e... Nada! Não citam, não falam, não se referem, não indicam e... Ignoram o que fizeram!

continua após o anúncio

Goiás é politicamente desimportante não é porque é extenso tabuleiro agrícola, de gente simples e socada no oeste do cerradão do país. Nada disso! Sua miudeza e irrelevância se dá por conta, sobretudo, de seus homens públicos, linhas gerais, de péssima qualidade política, ética, moral e humana. A pequenez da política goiana não tem nada que ver com nossos traços caipiras, com nosso sotaque ou com o arroz com pequi! Somos pequenos porque fomos convertidos em política pequena pelo cretinismo e sandice de uma elite que crê que o bravo e resistente povo goiano é gado, cana ou soja e, desta forma e maneira, ignora e suprime debates essenciais como: educação, moradia, agricultura familiar, direitos humanos, saúde no campo e na cidade, reforma urbana e agrária, meio ambiente e outras intervenções que nos fazem, por fim, civilização.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247