A amizade entre Bretas e Witzel pode gerar impedimento

"Está em suas mãos o futuro de alguns políticos do estado denunciados na operação Lava Jato. Como Witzel é parte interessada neste jogo, qualquer decisão de Bretas envolvendo prováveis adversários do governador poderá ser tomada com desconfiança", escreve o jornalista Ricardo Bruno sobre a relação entre o juiz Marcelo Bretas e o governador do Rio, Wilson Witzel; "Bretas não tem outra saída, a não ser se declarar impedido de julgar alguns casos, especialmente os relacionados a prováveis candidatos nos próximos pleitos. Se não o fizer, suas decisões ficarão eivadas por suposta parcialidade - pondo a pique um dos princípios basilares da magistratura"

A amizade entre Bretas e Witzel pode gerar impedimento
A amizade entre Bretas e Witzel pode gerar impedimento


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O juiz Marcelo Bretas e o governador do Rio, o ex-juiz Wilson Witzel, são amigos de longa data, saem juntos, se frequentam; domingo (21/07), por exemplo, foram ao Maracanã, acompanhados das esposas, assistir à final do Flamengo. Há outras evidências a aproximá-los: viajaram no mesmo jatinho rumo à posse de Bolsonaro e, semana passada, a irmã de Bretas foi nomeada por Witzel para a Controladoria Geral do Estado. Não há irregularidade no ato. A nomeada tem credenciais de sobra para o cargo. Trata-se, portanto, de uma amizade antiga, sólida, natural, cuja origem é a magistratura, na qual Witzel se credenciara para disputar e ganhar o Governo do Rio.

Há contudo algumas ponderações a fazer no comportamento de Bretas: está em suas mãos o futuro de alguns políticos do estado denunciados na operação Lava Jato. Como Witzel é parte interessada neste jogo, qualquer decisão de Bretas envolvendo prováveis adversários do governador poderá ser tomada com desconfiança. A proximidade de ambos já está estimulando especulações de que Eduardo Paes poderá ser retirado da sucessão municipal por decisão judicial. Bretas não tem outra saída, a não ser se declarar impedido de julgar alguns casos, especialmente os relacionados a prováveis candidatos nos próximos pleitos. Se não o fizer, suas decisões ficarão eivadas por suposta parcialidade - pondo a pique um dos princípios basilares da magistratura.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247