América latina

Venezuela prende 21 pessoas em operação contra corrupção e mais 11 são procuradas

A investigação, que começou em outubro, está focada na empresa estatal de petróleo, PDVSA. As autoridades envolvidas podem ser acusadas de traição

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma operação anti-corrupção na Venezuela levou à detenção de 10 autoridades e 11 empresários, afirmou o procurador-geral do país neste sábado, acrescentando que mandados de prisão foram emitidos para mais 11 pessoas.

A investigação, que começou em outubro, está focada na empresa estatal de petróleo, PDVSA, em uma entidade do governo que supervisiona operações com criptomoedas e no Judiciário, e levou nesta semana à renúncia do poderoso ministro do Petróleo do país, Tareck El Aissami, que serviu o governo durante duas décadas. O chefe da estatal petrolífera, Pedro Rafael Tellechea, foi anunciado pelo presidente Nicolás Maduro como o substituto no cargo.

continua após o anúncio

"Estamos falando de uma das conspirações mais sinistras dos últimos anos, envolvendo autoridades, empresários que se beneficiaram da corrupção e jovens -- incluindo a chamada máfia feminina -- que participaram da corrupção e lavagem de dinheiro", disse o procurador-geral Tarek Saab a jornalistas.

Uma entidade venezuelana que supervisiona o uso de criptomoeda para transações oficiais recebeu a atribuição de vender cargas de petróleo sem controle administrativo, disse Saab. Muitos dos compradores não pagaram apropriadamente pelo petróleo, acrescentou.

continua após o anúncio

As 21 pessoas presas são acusadas de apropriação indébita de recursos públicos, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e associação criminosa. As autoridades envolvidas podem ser acusadas de traição, disse o procurador-geral. (Com Reuters). 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247