América latina

Tribunal mexicano ordena prisão de 60 parentes de ex-ministro da Segurança

Garcia Luna foi detido em 2019 nos Estados Unidos sob a acusação de receber milhões de dólares da organização de narcotráfico Cartel de Sinaloa

Genaro García Luna
Genaro García Luna (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

CIDADE DO MÉXICO, 24 de maio (Sputnik) - Um tribunal federal do México ordenou a prisão de 60 parentes do ex-secretário mexicano de Segurança Pública Genaro Garcia Luna por possíveis crimes de corrupção, incluindo sua esposa, tio, irmão e três irmãs, informou a mídia nesta quarta-feira .

Um juiz federal instruiu as agências de aplicação da lei a prender a esposa de Garcia Luna, Linda Cristina Pereyra Galvez, junto com outras irmãs e irmãos Esperanza, Luz Maria, Gloria e Humberto Garcia Luna, bem como Osvaldo Luna Valderrabano, ex-policial sênior, que se acredita ser o tio de Garcia Luna, informou o jornal mexicano Milenio.

Garcia Luna foi detido em 2019 nos Estados Unidos sob a acusação de receber milhões de dólares da organização de narcotráfico Cartel de Sinaloa. Acredita-se que o funcionário estivesse cooperando com a máfia do tráfico desde 2001, quando era chefe da agência federal de investigação, de acordo com a investigação. Garcia Luna, junto com seus cúmplices, organizou o roubo de US$ 284 milhões distribuindo contratos ilegais no sistema penal e retirando esses recursos no exterior.

No final de 2020, as autoridades mexicanas enviaram um pedido a Washington para a extradição de Garcia Luna para julgamento em casa. O ex-ministro e seus cúmplices também são acusados ​​de desvio multimilionário da polícia federal mexicana.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247