América latina

Secretário-Geral da OEA diz que Cúpula das Américas reflete o compromisso dos EUA de renovar “aliança hemisférica"

O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, Luís Almagro, participou da abertura do Fórum da Sociedade Civil

(Foto: Juan Manuel Herrera/OAS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ARN - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Lus Almagro, participou nesta segunda-feira ´(6) da abertura do Fórum da Sociedade Civil, que acontece no âmbito da 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles, e destacou que a realização desta reunião regional reflete "o compromisso dos Estados Unidos de renovar sua aliança hemisférica".

Nesse sentido, Almagro disse que este fórum permite fortalecer a participação da sociedade civil e outros atores sociais no processo de integração regional. Além disso, destacou como "um marco" que esta cúpula seja realizada "quase 30 anos depois da primeira em Miami".

continua após o anúncio

“A realização da 9ª Cúpula reflete o compromisso dos Estados Unidos de renovar sua aliança hemisférica para enfrentar a recuperação econômica da região, trabalhar juntos para fortalecer a resposta a possíveis emergências de saúde e defender com firmeza e determinação a democracia”, afirmou.

Almagro disse que a Cúpula é "um momento histórico para repensar e refletir" sobre como enriquecer as relações interamericanas. Sobre o Fórum da Sociedade Civil, explicou que reflete "o processo de aperfeiçoamento e inovação" dar aos grupos de trabalho um espaço de encontro e participação em discussões temáticas.

continua após o anúncio

"Temos que abordar cada uma das questões hemisféricas. É um hemisfério em que ainda há muita discriminação, contra a população afro, a população LGBTI, contra as mulheres, a discriminação por sexo, é o continente mais desigual, o mais violento, o mais perigoso para os jornalistas, é um continente em que definitivamente temos que resolver cada uma dessas questões, cada uma dessas questões deve ser abordada no espírito de gerar compromissos e pactos mais fortes, com mais apoio institucional e internacional", sentenciou .

Para o secretário da OEA, o continente deve "mais racionalidade política" em que todos possam se aproximar e encontrar mecanismos de diálogo que permitam reverter a pobreza, a violência e a discriminação.

continua após o anúncio

Esta 9ª edição da Cúpula das Américas, que acontece a partir da  segunda-feira (6) até a próxima sexta-feira (10), causou polêmica no continente, pois Cuba, Nicarágua e Venezuela não foram convidados pelos Estados Unidos, que não os considera democráticos. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247