América latina

Rússia e Cuba realizam diálogo estratégico

Iniciativa bilateral representa esforço para contornar medidas coercitivas de potências ocidentais

Reunião entre representantes dos governos de Cuba e Rússia
Reunião entre representantes dos governos de Cuba e Rússia (Foto: Prensa Latina)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Rússia e Cuba reforçam e priorizam o diálogo de parceiros estratégicos, com passos concretos na esfera econômica, em meio aos esforços dos centros de poder do Ocidente para impor-lhes medidas coercitivas unilaterais.

O início da visita do Assessor de Economia da Presidência da Rússia, Maxim Oreshkin, a Cuba parece traçar linhas orientadoras para o reforço da cooperação mútua, na iminência da realização da 20ª sessão da comissão intergovernamental para a colaboração entre os dois Estados, comenta a Prensa Latina.

continua após o anúncio

Oreshkin manteve uma conversa privada em Havana e depois em sessão plenária com o vice-primeiro-ministro e chefe de Comércio Exterior e Investimentos Externos de Cuba, Ricardo Cabrisas, que lembrou o caráter estratégico das relações entre as duas nações.

Especificamente, o vice-chefe de governo referiu-se à legislação cubana sobre três tipos de investimento estrangeiro. Busca proporcionar facilidades para o investimento de empresas russas, inclusive em projetos voltados ao desenvolvimento local com pequenos e médios valores, acrescentou.

continua após o anúncio

Procuramos promover investimentos para o desenvolvimento da indústria nacional e que paguem impostos nas exportações para a região da América Latina e Caribe, considerou o governante, que co-preside a referida comissão intergovernamental do lado cubano. 

Tanto a Rússia quanto Cuba podem servir de porta de entrada para os mercados das regiões eurasiana, latino-americana e caribenha, respectivamente, considerou o ministro cubano ao traçar as possibilidades de comércio conjunto. As exportações de mercadorias produzidas ou montadas em Cuba, as empresas de capital russo, explicou, poderão aproveitar os benefícios tarifários resultantes da participação de Cuba nos mecanismos de integração regional e da assinatura de acordos de alcance parcial.

continua após o anúncio

Podemos fomentar, no futuro, intenções de concretização no setor da indústria metalúrgica, ciência, digitalização e construção, entre outros, estimou o vice-primeiro-ministro.

A alta participação de empresas russas em negócios com investimento estrangeiro em setores prioritários da economia cubana seria um dos objetivos essenciais da proposta da Agenda Econômica Bilateral de curto, médio e longo prazo, que será assinada na  20ª sessão da referida comissão, considerou Cabrisas Ruíz.

continua após o anúncio

Além disso, pretende endossar um acordo intergovernamental na área de investimentos e, assim, incentivar os empresários russos a participar de setores cubanos como mineração, agroalimentar, bancos e turismo.

A Rússia participa há vários anos em elementos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Social da ilha para 2030, mesmo em meio às dificuldades criadas pela duplicação do bloqueio dos EUA a Cuba e pelas mais de 10.000 medidas unilaterais aplicadas contra Moscou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247