América latina

Rafael Correa descreve pedido de extradição como "mais um papelão" do sistema judicial

O presidente do CNJ anunciou nesta sexta-feira que assinou o pedido à Bélgica para a extradição do ex-presidente equatoriano

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Regional de Notícias - O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, criticou nesta sexta-feira o pedido de extradição assinado pelo Tribunal Nacional de Justiça (CNJ) pelo "Caso Suborno".

“Mais um papelão, infelizmente não só desse palhaço, mas de todo o sistema judiciário e do governo do qual ele é fantoche. Quer apostar?”, postou Correa em sua conta no Twitter após os anúncios do presidente do CNJ, Iván Saquicela, na Teleamazonas sobre sua extradição. "A incompetência de Saquicela é uma antologia", acrescentou alguns minutos depois.

continua após o anúncio

"Nunca se esqueça que no meio da pandemia eles soltaram essa frase ridícula horas antes do meu registro como candidato às eleições de 2021. Com o LAWFARE eles me impediram de ser candidato, fizeram Lasso presidente e destruíram o Equador", escreveu Correa.

Saquicela anunciou que assinou a ordem para iniciar o pedido de extradição à Bélgica, país onde reside atualmente o ex-presidente equatoriano. "Não há julgamentos de valor aqui, não são opiniões ou critérios políticos", disse. “Sou a autoridade central em matéria de extradição e o que faço é resolver estritamente de acordo com a lei”, esclareceu.

continua após o anúncio

O presidente do CNJ explicou que a decisão foi tomada após a análise e as etapas relacionadas ao acordo de extradição existente entre Equador e Bélgica (de 1887) e ao acordo internacional anticorrupção da ONU. "Não é o critério de quem fala, o Tribunal de Justiça Criminal através de 10 juízes ratificaram esta sentença", disse.

O “Caso Suborno” refere-se a uma série de supostos atos de corrupção ocorridos entre 2012 e 2016, ligados a líderes do governo Correa e à construtora Odebrecht.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247