América latina

Psol cobra acolhimento de presos da Nicarágua que foram expulsos do país

"Nossa questão é a defesa dos direitos humanos. Todo mundo deveria ser solidário a isso", diz o presidente da sigla, Juliano Medeiros

Juliano Medeiros e Daniel Ortega
Juliano Medeiros e Daniel Ortega (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Psol cobrou do presidente Lula que autorize a recepção dos presos nicaraguenses acusados de traírem o governo de Daniel Ortega e que foram expulsos do país socialista. 

"O Psol repudia a retirada de direitos civis que levou ao exílio nicaraguenses da oposição, valoriza a posição dos governos da Argentina, Chile, Colômbia e México por declararem abrigo em seus países e espera que o Brasil também receba e acolha quem perdeu a sua nacionalidade nicaraguense por perseguição política", diz a Executiva Nacional do PSOL em nota aprovada na semana passada. 

continua após o anúncio

"Nós não queremos ser fiscais de ditadura, nem dar certificado de democracia. Quem faz isso são os EUA. Nossa questão é a defesa dos direitos humanos. Todo mundo deveria ser solidário a isso", diz o presidente da sigla, Juliano Medeiros.

Medeiros já fez diversas críticas a Daniel Ortega, visto por ele como um ditador. O líder divide opiniões, com defensores apontando para os incontáveis avanços sociais do pequeno país da América Central e as ligações dos presos com a Igreja Católica e setores reacionários globais. 

continua após o anúncio

A Nicarágua retirou a nacionalidade de centenas de pessoas que foram acusadas de traição nacionai no contexto dos distúrbios de 2018, quando houve uma tentativa fracassada de golpe de estado. Elas foram extirpadas de sua nacionalidade e enviadas para os Estados Unidos. Chile, Argentina e Colômbia se ofereceram para receber os condenados. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247