América latina

Protestos continuam no Peru contra o governo de Dina Boluarte

As manifestações se espalham em diversas regiões do país

Manifestantes entram em confronto com forças de segurança durante protesto em Juliaca, no Peru
Manifestantes entram em confronto com forças de segurança durante protesto em Juliaca, no Peru (Foto: REUTERS/Hugo Courotto)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os protestos contra a presidente designada do Peru, Dina Boluarte, continuaram nesta quinta-feira (12) em várias regiões do país para exigir sua renúncia e justiça devido aos massacres registrados como consequência da repressão, informa a Telesur.

A Defensoria do Peru informou que mais uma pessoa morreu na região de Puno, ferida em 9 de janeiro durante a repressão das forças de segurança contra os manifestantes na cidade de Juliaca, somando um total de 19 naquela cidade , 18 civis e um policial.

continua após o anúncio

“Lembramos que o Estado peruano tem o dever de garantir o direito à vida e à integridade física das pessoas e, especialmente, proteger meninas, meninos e adolescentes em todas as circunstâncias”, afirmou a entidade em sua conta na rede social Twitter.

Em Lima houve uma mobilização contra o governo de Boluarte, pelo fechamento do Congresso, uma Assembleia Constituinte e exigindo justiça. 

continua após o anúncio

Em Abancay, departamento de Apurímac, centenas de pessoas marcharam pacificamente pelas principais ruas da cidade para exigir a renúncia de Boluarte. 

Além disso, em Cusco manifestantes se reuniram na Plaza Mayor para prestar homenagem e se despedir da vítima denunciada no dia anterior, o líder indígena Remo Candia Guevara, e confirmaram que continuarão com os protestos.

continua após o anúncio

Em Tacna também realizaram uma manifestação pacífica para exigir a renúncia imediata de Boluarte e novas eleições gerais, repudiando os massacres ocorridos desde o início dos protestos em dezembro passado.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247