Presidente eleito do Paraguai, Peña, se reúne com as mais altas autoridades de Taiwan
Durante sua campanha, Peña prometeu manter relações diplomáticas com Taiwan
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Télam - O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, se reunirá nesta quarta-feira (22) com o vice-presidente e a presidente de Taiwan, William Lai e Tsai Ing-Wen, respectivamente, em encontros que visam fortalecer as relações entre os dois países. O Paraguai é um dos poucos países da América Latina, e o único da América do Sul, que reconhece Taiwan como um estado independente da China.
Peña, que assumirá o cargo em meados de agosto, encontrará-se com as duas mais altas autoridades da ilha. William Lai também é o candidato do governista Partido Democrático Progressista para as eleições presidenciais de janeiro.
Durante sua campanha, Peña prometeu manter relações diplomáticas com Taiwan, uma ilha autônoma que a China considera parte de seu território e que ameaça retomar, inclusive pela força, se necessário. Pequim se opõe a países que possuam laços formais com Taiwan e com os quais mantém relações diplomáticas.
Os aliados diplomáticos remanescentes de Taiwan geralmente são pequenos países da América Central, do Caribe e do Pacífico Sul, além de Eswatini, no sul da África, e do Vaticano.
"Quero passar os próximos cinco anos em contato", disse Peña ao chegar ao aeroporto de Taipei. "Estamos próximos, mas acredito que precisamos nos aproximar mais, precisamos estar juntos", acrescentou.
@SantiPenap Como o Paraguai não pode esperar, temos trabalhado para estreitar os laços com países irmãos, como a República da China (Taiwan). Conversamos sobre a importância de ampliar nossas relações comerciais e de cooperação, o que trará benefícios ao nosso povo.
Após os encontros com a presidente e o vice-presidente, Peña será convidado para almoçar com Tsai Ing-Wen e, em seguida, visitará a imponente Praça da Liberdade, um centro histórico de assembleia local, conforme informou a assessoria de imprensa do futuro presidente paraguaio.
Posteriormente, o presidente eleito se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Jaushieh Joseph Wu, e um pouco mais tarde com a ministra da Economia, Mei-Hua Wang. Antes do jantar oferecido pelo chanceler Joseph Wu, Peña visitará a zona de Dadaocheng, um antigo porto comercial que foi renovado e transformado em uma área turística, gastronômica e comercial.
Peña permanecerá na capital da ilha até sábado à noite. Antes de chegar a Taiwan, ele esteve nos Emirados Árabes Unidos nesta segunda-feira, onde se reuniu com autoridades locais em busca de investimentos e abertura de mercado para os produtos paraguaios.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247