América latina

Presidente de esquerda, Xiomara Castro toma posse em Honduras (vídeos)

Pouco antes da posse, que contou com a presença de Dilma, Xiomara Castro apresentou o Gabinete que a acompanhará pelo quadriênio

Xiomara Castro durante ato de campanha em San Pedro Sula
20/11/2021 REUTERS/Yoseph Amaya
Xiomara Castro durante ato de campanha em San Pedro Sula 20/11/2021 REUTERS/Yoseph Amaya (Foto: YOSEPH AMAYA/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TeleSur - A presidente eleita de Honduras, Xiomara Castro, que toma posse nesta quinta-feira em uma cerimônia que acontece no Estádio Nacional de Tegucigalpa, apresentou os nomes dos ministros que farão parte de seu Gabinete de Governo.

Juntamente com o presidente, foram empossados ​​o vice-presidente Salvador Nasralla e a presidenciável Doris Guitiérres.

continua após o anúncio

Em seu primeiro discurso à nação, Xiomara Castro disse que “a presidência da República nunca foi ocupada por uma mulher. Já se passaram 200 anos desde que a independência foi proclamada. Estamos quebrando correntes. Estamos quebrando tradições”.

Nesse sentido, agradeceu ao povo, a quem agradeceu por este acontecimento histórico no país. A nova presidente anunciou que daria números sobre a crise social do país e apresentaria ao seu governo propostas para trabalhar nos próximos dias.

continua após o anúncio

Ela comentou que recebe o país em falência. "O país deve saber o que fizeram com o dinheiro e onde estão os 20 milhões de dólares que fizeram em empréstimos", inquiriu.

continua após o anúncio

“Meu governo não vai continuar o turbilhão de saques. Devemos erradicar a corrupção dos 12 anos de ditadura. Temos o direito de nos refundar em valores soberanos, não em usura e agiotagem”, assegurou.

"Temos o dever de restaurar o sistema econômico baseado na transparência, eficiência, produção e justiça social na distribuição da riqueza e da renda nacional", disse.

continua após o anúncio

Sobre a dívida, comentou que é praticamente impossível cumprir os vencimentos das dívidas. "A única maneira é um processo de reestruturação abrangente por meio de um acordo com credores privados e públicos", disse ela.

A chefe de Estado argumentou que a maior parte do orçamento é destinada a salários e vencimentos. "Esta não foi a década perdida como a de 1980, mas a década corrompida", disse.

continua após o anúncio

“A destinação de recursos econômicos para investimento em pessoas é uma das minhas missões fundamentais no meu mandato. O eixo transversal do próximo orçamento que enviarei ao Congresso Nacional será a transparência e o combate à corrupção”, afirmou.

"O problema vai além da energia", disse ela sobre a situação da Empresa Nacional de Energia Elétrica (ENEE). “O ENEE é uma mancha deixada pela ditadura. As opções que as entidades financeiras me apresentaram é contrair mais dívidas, mas não para salvar a ENEE, mas sim para salvar os fornecedores da empresa”, criticou.

"Neste ato entrego ao Congresso Nacional o projeto nacional que revoga a Lei das ZEDES (Zonas Especiais de Desenvolvimento Econômico)", especificou.

continua após o anúncio

"Chega de esquadrões da morte. Chega de silêncio diante dos feminicídios. Chega de assassinos contratados. Chega de tráfico de drogas ou crime organizado."

Sobre a educação, ela assegurou que é um objetivo de suprema prioridade. "Iniciaremos diálogos com os professores para o retorno de nossas crianças às aulas presenciais". Também comentou sobre a necessidade de fortalecer o serviço de saúde.

Anúncio do gabinete

Antes de iniciar a cerimônia de posse, a presidente hondurenha anunciou os nomes dos membros de sua equipe de governo. “Anuncio ao país parte da equipe de mulheres e homens que me acompanharão no projeto de refundação de Honduras”, publicou em sua conta no Twitter a dirigente do Partido Libertad y Refundación (Libre).

Como secretário de Relações Exteriores do país centro-americano foi nomeado Eduardo Enrique Reina, enquanto o secretário de Finanças coube a Rixi Moncada. A presidência da Comissão de Bancos e Seguros será ocupada por Marcio Sierra, enquanto Rebeca Santos assumirá a liderança do Banco Central.

Da mesma forma, o Secretário de Gabinete será Rodolfo Pastor de María Campos e Ivis Alvarado assumirá o cargo de Secretário de Comunicação. Lucky Medina e José Carlos Cardona também foram anunciados como secretários de Recursos Naturais e Desenvolvimento e Inclusão Social, respectivamente.

À frente do Serviço de Administração de Rendas assumirá Marlon Ochoa, Héctor Manuel Zelaya será o secretário particular, José Manuel Zelaya será o secretário de Defesa, enquanto Ramón Sabillón será o responsável pela Segurança.

Da mesma forma, à frente da pasta da Saúde, Castro nomeou José Manuel Matheu e Pedro Barquero como responsável pelo Desenvolvimento Económico.

Vários líderes participaram da posse, entre eles, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, a vice-presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247