Petro pede perdão em nome do Estado por massacres na Colômbia
Petro lembrou que em 2006 a Corte Interamericana condenou o Estado colombiano e o obrigou a investigar os responsáveis pelos massacres
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Gustavo Petro, em nome do Estado colombiano, pediu desculpas na quarta-feira (30) pelas vítimas de dois massacres cometidos por paramilitares na década de 1990 no noroeste do país, informa a Telesur
“Em nome do Estado colombiano, peço perdão às vítimas. O Estado colombiano reconhece que os mortos não eram inimigos de ninguém, eram pessoas humildes e trabalhadoras, que foram mortos sem motivo, por desígnio do poder, e que em suas mortes em La Granja e em El Aro o Estado foi presente e foi cúmplice do assassinato”, disse o chefe de Estado colombiano.
Gustavo Petro descreveu os massacres cometidos nos setores de La Granja e El Aro em Ituango, departamento de Antioquia, como genocídio.
O presidente destacou que o Estado, por meio de funcionários públicos, pagou com impostos da sociedade colombiana, ordenou o assassinato e quis ocultar os autores do ato criminoso.
No ato de reconhecimento realizado perante os familiares das vítimas no Museu Casa da Memória de Medellín, o presidente cumpriu a sentença proferida em 1º de julho de 2006 pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte CIDH).
Petro lamentou que tenham passado 16 e 17 anos para reconhecer os fatos, mas destacou que "apesar dessa demora, hoje se cumpre" e promete fazer "todo o possível" para que o Estado colombiano "compense" as vítimas de violência.
A Corte declarou a responsabilidade do Estado pelos atos de tortura e assassinato de moradores das referidas áreas rurais e, além disso, pela falta de investigação para esclarecer esses fatos e punir os responsáveis.
Petro lembrou que em 2006 a Corte Interamericana condenou o Estado colombiano por esses atos e obrigou, entre outras coisas, a investigar os responsáveis pelo massacre cometido por paramilitares.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247