América latina

Petro nomeia Armando Benedetti como embaixador colombiano na Venezuela

O presidente colombiano fez a nomeação minutos depois de saber que Nicolás Maduro enviará Félix Plasencia para representar seu país em Bogotá

(Foto: Nelson Cárdenas, Presidencia de Colombia)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ARN - Minutos após o anúncio de Félix Plasencia como novo embaixador venezuelano na Colômbia, o presidente Gustavo Petro fez o mesmo ao nomear o senador  Armando Benedetti como seu representante diplomático em Caracas, no marco do processo de normalização das relações entre os dois países.

Falando de um avião prestes a decolar, Petro garantiu que a designação é uma resposta à decisão de Nicolás Maduro. "Decidi, em resposta ao governo venezuelano, que nomeou um embaixador que terá a responsabilidade de normalizar as relações diplomáticas entre as duas nações, nomear Armando Benedetti como embaixador da Colômbia na Venezuela", disse.

continua após o anúncio

"Aguardando a aprovação daquele governo e também com a árdua tarefa de normalizar as relações entre os dois países, restabelecer a institucionalidade que existia décadas antes para que os dois povos irmãos possam ter seus direitos, garantir suas liberdades e assegurar que a Colômbia e a Venezuela construam riqueza para ambos os povos", acrescentou.

Por meio de seu Twitter, Benedetti agradeceu a indicação e prometeu surpreender Petro com a eficiência que terá nesse cargo, principalmente em termos de intercâmbio comercial. "Vou te surpreender quando chegarmos a 10 bilhões de dólares em comércio, quando beneficiarmos os mais de 8 milhões de colombianos que vivem na fronteira. Nenhuma linha imaginária jamais nos separará como irmãos. OBRIGADO PELA CONFIANÇA!", escreveu.

continua após o anúncio

Relações diplomáticas

Ambos os líderes anunciaram, meses atrás, suas intenções de restabelecer as relações diplomáticas, que foram rompidas em fevereiro de 2019 por ordem de Maduro, depois que o ex-presidente da Colômbia Iván Duque disse que apoiava o líder da oposição, Juan Guaidó.

"Eu me comuniquei com o governo venezuelano para abrir as fronteiras e restaurar o pleno exercício dos direitos humanos na fronteira", tuitou Petro três dias depois de vencer o segundo turno presidencial em junho.

continua após o anúncio

Em seguida, Maduro escreveu: "Conversamos (com Petro) sobre a vontade de restaurar a normalidade nas fronteiras, várias questões sobre a paz e o futuro próspero de ambos os povos".

No final de julho, os chanceleres designados da Colômbia, Álvaro Leyva, e da Venezuela, Carlos Faría, concordaram em estabelecer uma agenda de trabalho para a normalização das relações diplomáticas em todos os níveis assim que Petro assumisse a presidência.

continua após o anúncio

Apesar de Maduro não ter comparecido à posse de Petro como novo presidente da Colômbia no último domingo, ele reiterou sua disposição de reconstruir" as relações de fraternidade e cooperação entre Colômbia e Venezuela”.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247