Petro confirma José Antonio Ocampo para Ministério da Fazenda da Colômbia
O economista já ocupou o cargo durante o governo de Ernesto Samper e agora terá a responsabilidade de promover uma reforma tributária a ser aprovada até o final do ano
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
ARN - O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, informou em suas redes sociais que o economista José Antonio Ocampo será seu ministro da Fazenda. O hierarca tentará construir uma “economia produtiva e uma economia para a vida”, escreveu Petro em sua conta no Twitter, onde postou uma foto com o futuro ministro.
A mídia colombiana define Ocampo como um "liberal progressista" com grande "interlocução" com o mundo empresarial e acadêmico, e lembra que já atuou nessa pasta entre maio de 1996 e novembro de 1997, durante o governo de Ernesto Samper.
Após renunciar ao cargo, foi nomeado Secretário Executivo da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e, a partir de 2003, ingressou nas Nações Unidas. Graduado em Economia e Sociologia e Ph.D. em Economia pela Universidade de Yale, foi professor de Economia na Universidade de Los Andes e de História Econômica na Universidade Nacional da Colômbia.
A nível político, esteve ligado ao Partido Liberal e teve passagem como Ministro da Agricultura durante o governo de César Gaviria (1990-1994).
Ocampo terá a responsabilidade de realizar a reforma tributária que Petro pretende promover este ano e com a qual as novas autoridades pretendem arrecadar cerca de US$ 12 bilhões por ano, segundo o presidente eleito. Durante a campanha, Petro foi critico da política tributária promovida pelo atual ministro da Fazenda, Alberto Carrasquilla.
É a segunda nomeação oficializada pelo Petro. No sábado, anunciou que Álvaro Leyva Durán vai chefiar o Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu governo. Petro, que venceu com 54% dos votos no segundo turno em 19 de junho, assumirá a presidência em 7 de agosto.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247