América latina

Peruanos marcam 10 dias de protesto em julho para exigir renúncia da presidente

Além da renúncia de Dina Boluarte, peruanos querem convocação de uma Assembleia Constituinte

Dina Boluarte
Dina Boluarte (Foto: Presidência do Peru/Divulgação via Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - O Primeiro Encontro Nacional de Regiões e do Povo Organizado chegou ao acordo de realizar 10 dias de protestos pela renúncia da presidente Dina Boluarte, informou hoje um de seus porta-vozes, Jorge Pizarro.  

Em declarações à Prensa Latina, Pizarro destacou que o encontro se baseou em desenvolver uma plataforma de luta consensual, deixando de lado questões carentes de unidade, para tornar o protesto mais efetivo, e realizá-lo de 19 a 28 de julho, culminando no dia da independência nacional.

continua após o anúncio

Os objetivos, disse, são a renúncia da presidente Dina Boluarte e a pronta realização de eleições presidenciais e parlamentares antecipadas e um processo rumo à Assembleia Constituinte.

As delegações do interior prometeram enviar delegações de manifestantes a Lima, e as da região de Puno, bastião da resistência contra o governo, ratificaram que contribuirão com mil para cada uma das 13 províncias desse território.

continua após o anúncio

Pizarro também destacou que a mobilização acontecerá sobretudo na capital, mas não será chamada de "Tomada de Lima", nome que a imprensa adversa usa para apresentá-la como violenta.

Se chamará Jornada Nacional de Mobilização Popular Permanente, indicou, a tempo de destacar a presença de representantes de organizações regionais, sindicais e agrárias, entre outras, de quase todas as regiões peruanas.

continua após o anúncio

Além disso, participaram líderes de grupos de bairros populares de Lima e organizações nacionais como a Confederação Geral de Trabalhadores e a Central Unitária de Trabalhadores.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247