América latina

Peru eleva tensões com México ao retirar embaixador

Dina Boluarte disse que "afinidades ideológicas" de AMLO prejudicam as relações bilaterais

Presidente do Peru, Dina Boluarte
Presidente do Peru, Dina Boluarte (Foto: Presidência do Peru/Divulgação via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou, em mensagem à Nação na sexta-feira (24), a retirada do embaixador peruano no México após declarações do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), a favor de Pedro Castillo. 

"Ordenei a retirada definitiva de nosso embaixador nos Estados Unidos Mexicanos e, desta forma, as relações diplomáticas entre Peru e México estão formalmente no nível de encarregado de negócios", disse a presidente. 

continua após o anúncio

"O senhor López decidiu afetar as relações bicentenárias de respeito mútuo, amizade, cooperação e desejo de integração que historicamente uniram Peru e México, favorecendo afinidades ideológicas em detrimento de importantes processos de integração que beneficiam nossos povos, como a Aliança do Pacífico", disse Boluarte. 

>>> Não entregaremos a presidência da Aliança do Pacífico ao "governo espúrio" do Peru, diz presidente do México

continua após o anúncio

AMLO se reuniu com a esposa de Castillo, Lilia Paredes, no Palácio Nacional do México na quinta e na sexta-feira e chamou Boluarte de “presidente espúria”, dizendo que viu pesquisas nas quais ela tem apenas 15% de aprovação.

Em 20 de dezembro do ano passado, Boluarte declarou o então embaixador do México no Peru, Pablo Monroy, persona non grata, dando-lhe apenas 72 horas para deixar o país.

continua após o anúncio

O Peru está tomado por uma onda de protestos desde dezembro, quando o ex-presidente Pedro Castillo foi destituído após tentar dissolver o Parlamento.

Os manifestantes pedem o fim do governo de Dina Boluarte, que assumiu após a derrubada de Castillo pelo Congresso direitista, novas eleições, o fechamento do Parlamento e a convocação de uma Assembleia Constituinte, além da libertação de Castillo. Mais de 60 pessoas morreram nos protestos. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247