América latina

Partido de Pedro Castillo propõe mudar Constituição fujimorista do Peru

A bancada no Congresso do partido governante no Peru (Peru Libre) apresentou um projeto de lei para convocar um referendo popular

(Foto: Twitter/Congreso del Peru)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TeleSur - O grupo parlamentar do partido Peru Libre, liderado pelo presidente Pedro Castillo, apresentou um projeto de lei que propõe a convocação de um referendo popular para alterar a Constituição Política de 1993.

A iniciativa do deputado Wilson Rusbel Quispe Mamani propõe perguntar aos cidadãos, através de referendo popular, se uma Assembleia Constituinte deve ser convocada para redigir uma nova Constituição.

continua após o anúncio

Indica que, se vencer a opção “Sim”, as eleições devem ser convocadas para eleger a Assembleia Constituinte quando forem realizadas as eleições regionais e municipais de 2022.

O projeto de lei estabelece que a Assembleia Constituinte terá como objetivo único redigir a nova Constituição e se extinguirá assim que essa tarefa for cumprida.

continua após o anúncio

A base do projeto especifica que atualmente existe uma crise no Peru nos níveis político, econômico, social e cultural, e que no primeiro nível as tensões entre o Executivo e o Legislativo geram instabilidade.

Também apontam na fundamentação que os graves problemas de corrupção e representatividade das forças políticas têm gerado uma desconfiança do povo em relação às instituições políticas que estão na base da democracia.

continua após o anúncio

Na semana anterior, o ministro do Desenvolvimento e Inclusão, Dian Boluarte, reconheceu que o partido Peru Libre está coletando assinaturas para apoiar a convocação do referendo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247