América latina

Partido da presidenta eleita de Honduras expulsa da legenda deputados aliados à direita

Xiomara Castro pediu aos membros do partido Libre que se reúnam na capital, nas imediações do Parlamento, “para evitar o sequestro do Congresso Nacional”

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TeleSur - A presidenta eleita de Honduras, Xiomara Castro, anunciou na noite de sexta-feira a expulsão do partido Libertad y Refundación (Libre) dos 18 deputados que não cumpriram o pré-acordo para definir a direção do Congresso hondurenho.

A também líder do partido Libre leu, em vídeo, a resolução que foi tomada por unanimidade em uma reunião extraordinária do grupo político, indicando que os deputados dissidentes contestaram a autoridade do partido.

continua após o anúncio

Entre os deputados expulsos estão Jorge Cálix, Beatriz Valle, Denis Chirinos, Francis Cabrera, Mario Enrique Cálix, Mario Portillo, Samuel Madrid, Ronald Panchame, Ramón Soto, Marco Tinoco e Edgardo Castro.

Eles se juntam a Frank Ramón Flores, Sergio Castellano, Germán Altamirano, Yahvé Sabillón, Marco Eliud Girón, Wilmer Cruz e Margarita Dabdoub Sikaffi.

continua após o anúncio

A bancada legislativa do partido Libre é composta por 50 deputados, dos 128 que compõem o Parlamento, mas após a expulsão seria representada por apenas 32.

Xiomara Castro indicou que os deputados expulsos perderam o status de membros ativos do partido Libre a partir de 21 de janeiro.

continua após o anúncio

A diretoria provisória do Parlamento hondurenho foi eleita na sexta-feira em meio a uma polêmica porque os deputados expulsos se opuseram a Luis Redondo como presidente, apoiado por Xiomara Castro.

A presidente eleita de Honduras convocou a militância de seu partido a se mobilizar em direção à capital hondurenha e se reunir perto do Congresso Nacional.

continua após o anúncio

"A vigília começa na noite de sábado e na madrugada de domingo, 23 de janeiro, para evitar o sequestro do Congresso Nacional e rejeitar o fato de que o bipartidarismo liderado pelo ditador Juan Orlando Hernández (presidente de Honduras) com a cumplicidade direta de alguns deputados traidores, eleito pelo povo sob a nossa bandeira", enfatizou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247