Parlamento equatoriano analisará pedido de impeachment contra presidente Lasso
Primeira sessão está marcada para esta terça

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente da Assembleia Nacional do Equador, o opositor Virgilio Saquicela, reeleito para o cargo no últmo domingo (14), convocou para esta terça-feira (16) a primeira sessão plenária do processo contra o presidente, Guillermo Lasso, pelo suposto crime de peculato, informa a agência Télam.
Na última terça-feira, a Casa aprovou com 88 votos o prosseguimento de um processo político contra Lasso por desvio de fundos públicos. Agora o plenário do órgão deve reunir novamente um mínimo de 92 votos para confirmar o impeachment. Os 137 membros do corpo legislativo equatoriano foram convocados para a sessão.
O pedido de abertura do processo de impeachment foi aprovado em 9 de maio com 88 parlamentares votando a favor, 23 contra e 5 abstenções.
Na primeira sessão o presidente poderá fazer um discurso em sua defesa. Após os debates no Congresso, a votação deve ocorrer em cinco dias.
Lasso é acusado de cometer peculato na gestão da estatal Flopec (Frota Petroleira Equatoriana) em contratos firmados entre 2018 e 2020. Ele sempre negou as acusações.
No entanto, a deputada Viviana Veloz afirmou que o líder equatoriano não fez “nada” quando advertido sobre irregularidades no contrato.
Lasso reiterou que, se não contar com os votos para continuar no cargo, convocaria a "morte cruzada", instrumento constitucional que lhe permite dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247