América latina

Outro signatário da paz é assassinado na Colômbia

Faz parte do contexto de violência contra o qual o novo presidente Gustavo Petro pretende lutar desde agosto

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TeleSur - Outro signatário da paz, ex-membro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército Popular (FARC-EP), foi assassinado na noite de sexta-feira em Antioquia como parte da onda de violência perpetuada no país sul-americano.

Ele é Juan Andrés Córdoba Mosquera, que fez parte dos Espaços Territoriais de Formação e Reincorporação (ETCR) de Vidrí no município de Vigía del Fuerte, Antioquia e, nos últimos meses, das Novas Áreas de Reincorporação (NAR) de Mandé.

continua após o anúncio

Segundo um relatório do Instituto de Estudios para el Desarrollo y Paz (Indepaz), Córdoba foi morto ao entrar em sua casa, onde foi atacado por homens armados que não puderam ser identificados.

A nota da Indepaz também lembra que a Defensoria Pública emitiu o Aviso Prévio 027/2019 para os municípios de Frontino e Urrao em Antioquia, no qual denunciou a presença de grupos armados envolvidos em uma disputa territorial pelo controle das rotas do tráfico de drogas para o Oceano Pacífico.

continua após o anúncio

De acordo com a Ouvidoria e o próprio Indepaz, as gangues armadas ilegais locais estão ativas na área, assim como o grupo criminoso conhecido como Autodefensas Gaitanistas de Colombia (Forças de Autodefesa Gaitanista da Colômbia).

Córdoba Mosquera torna-se o 324º signatário da paz assassinado desde a assinatura dos acordos de paz de Havana em 2016 e o 24º até agora em 2022, antes da posse do novo presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, que prometeu colocar a busca da paz no centro de sua administração.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247