Organizações sociais realizam Cúpula dos Povos em Los Angeles
Reunião é paralela à Cúpula das Américas enfraquecida, liderada pelos Estados Unidos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Organizações sociais, sindicais e políticas iniciaram nesta quarta-feira a Cúpula dos Povos em Los Angeles, Estados Unidos (EUA), que vai até 10 de junho com diversos temas para debate e estudo. Entre os temas mais relevantes, a Cúpula abordará a importância da soberania e os impactos deixados pela intervenção dos EUA na América Latina, informa a Telesul.
Além do intercâmbio cultural, a Cúpula dos Povos se referirá aos impactos humanitários deixados pela invasão norte-americana nos países da América Latina e do Caribe, a luta pela democracia, a rejeição do bloqueio contra Cuba e as políticas de gênero.
Ao mesmo tempo, os participantes da Cúpula também destacarão a solidariedade como valor pilar na resistência contra o ataque dos EUA, bem como o papel dos movimentos sociais na manutenção de sua identidade cultural, a importância da soberania alimentar e da justiça climática.
Outro dos principais temas que serão abordados na Cúpula dos Povos é a importância do respeito ao Direito Internacional (IL), especificamente a soberania e autodeterminação dos países, nesse item será aludida a importância da independência econômica dos povos.
A realização do evento ocorre em meio à enfraquecida Cúpula organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que unilateralmente não convidou Cuba, Venezuela e Nicarágua, decisão que foi rejeitada por México, Honduras, Argentina, entre outros países.
Recentemente, o diretor executivo da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América - Acordo de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), Sacha Llorenti, afirmou que a IX Cúpula das Américas, desde que não sejam convidadas todas as nações da região é um fracasso, "esta Cúpula falhou antes de começar", acrescentou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247