América latina

Organizações e regiões se juntam à Greve Nacional no Peru

O ministério do Trabalho rejeitou a mobilização

Convocação de greve geral é sinal de mais protestos no Peru
Convocação de greve geral é sinal de mais protestos no Peru (Foto: Reprodução/Redes sociais)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A convocação à Greve Nacional feita na terça-feira pela Central Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP) agregou simpatizantes das mobilizações em diferente regiões do país nesta quinta-feira. 

A convocatória original da CGTP, à qual de imediato aderiu o Sindicato Unitário dos Trabalhadores da Educação do Peru (Sutep), pede "o adiantamento das Eleições Gerais para este ano de 2023 e a convocação de um referendo para que seja o povo quem decida se querem uma nova Constituição".

continua após o anúncio

O secretário-geral adjunto da CGTP, Gustavo Minaya, desmentiu nesta quarta-feira a presidente designada, Dina Boluarte, e garantiu que nunca houve qualquer diálogo.

Foi assim que Minaya respondeu às declarações do presidente, que disse na quarta-feira, que a greve não fazia sentido porque “falou com representantes da CGTP, mas também fez um convite ao diálogo permanente”.

continua após o anúncio

O porta-voz do sindicato disse: “Teríamos que dizer a Dina Boluarte que ela está mentindo para o país. Isso é totalmente falso. Não houve diálogo nem chamada”.

Diante da convocação, o ministério do Trabalho rejeitou a mobilização.

continua após o anúncio

No entanto, a rejeição oficial só fez com que mais organizações e regiões aderissem à convocação: na cidade de El Callao, as organizações locais convocaram um comício e banderolazo na praça 2 de Mayo.

Da mesma forma, em Arequipa e Huancayo foram feitas convocações para marchas.

continua após o anúncio

Por sua vez, a Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP) também anunciou sua adesão à Greve e os 200 sindicatos localizados em várias partes do país se mobilizaram. 

Cusco foi uma das primeiras cidades que iniciou a greve nacional esta manhã e, embora as vias de acesso à região estejam bloqueadas em Canchis e Anta, ainda existe um serviço de táxi e as operações no aeroporto Alejandro Velasco Astete não pararam. 

continua após o anúncio

A Ouvidoria do Peru afirmou que os protestos e manifestações desta quinta-feira ocorreram de forma pacífica. 

"Supervisionamos as mobilizações em várias regiões do país, que até agora foram realizadas de forma pacífica. Continuaremos vigilantes para que os direitos de todas as pessoas sejam garantidos", disse a entidade por meio de sua conta no Twitter. 

continua após o anúncio

Segundo dados da Ouvidoria, até o momento, 59 civis foram mortos em protestos sociais em confrontos com policiais ou eventos relacionados desde o início das mobilizações. (Com Telesur). 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247