OEA avalia nesta quinta-feira se suspende a Rússia como observador permanente por causa da guerra na Ucrânia
No final de março, o órgão aprovou uma resolução pedindo a cessação de "atos que possam constituir crimes de guerra" na Ucrânia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
ARN - A Organização dos Estados Americanos (OEA) avaliará nesta quinta-feira (21), em sessão especial, se suspende a Rússia como observador permanente em decorrência da invasão da Ucrânia, informou a organização em comunicado.
Guatemala e Antígua e Barbuda, com o apoio do Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Granada e Uruguai, convocaram esta sessão para considerar o projeto de resolução "Suspensão da condição de Observador Permanente da Federação Russa junto à Organização dos Estados Americanos" .
No final de março, a OEA aprovou uma resolução pedindo a cessação de "atos que possam constituir crimes de guerra" na Ucrânia e pediu que a Rússia "cumprimento dos compromissos" perante a organização como país observador permanente seja revisto.
A resolução também declarou que a deterioração da situação humanitária na Ucrânia é "profundamente preocupante e totalmente inaceitável" e destacou que as ameaças à paz e à segurança mundiais afetam a segurança da América Latina.
O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, argumentou que "a paz na Europa, a paz no mundo nunca pode ser uma questão estrangeira" para a OEA. O órgão interamericano não é o primeiro a discutir a suspensão da Rússia, já que em 7 de abril o Conselho de Direitos das Nações Unidas suspendeu a Rússia do Conselho de Direitos Humanos por sua ofensiva militar.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247