América latina

“O problema da Venezuela com o povo é da Venezuela”, diz Lula

Brasil e Venezuela retomaram sua cooperação estratégica no mês passado

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília 29/5/2023
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília 29/5/2023 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O problema da Venezuela não é do Brasil nem de qualquer outro país, afirmou o presidente Lula, nesta terça-feira (27), durante o lançamento do Plano Safra. "Esse país (Brasil) não tinha contencioso com nenhum país político. O problema da Venezuela com o povo da Venezuela é da Venezuela. Eu quero saber que a gente tinha um superávit de US$ 4 bilhões com a Venezuela, e que nós precisamos recuperar para exportar os nossos produtos e comprar alguma coisa que eles possam nos vender", disse o presidente Lula. 

Brasil e Venezuela retomaram sua cooperação estratégica após a visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a Brasília, onde reuniu-se com Lula, no mês passado. As relações oficiais entre os países chegaram a ser interrompidas em 2019, quando o governo de Jair Bolsonaro reconheceu o autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, como chefe do país. Formalmente, as relações foram rompidas um ano depois, quando Brasília retirou os diplomatas. O restabelecimento dos laços ocorreu em 2023, após a chegada ao poder do atual presidente, Lula. 

continua após o anúncio

A Venezuela também vem normalizando suas relações com a Colômbia sob seu novo presidente, Gustavo Petro, que assumiu o poder em agosto de 2022, derrotando Iván Duque, de extrema direita. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247