México avança na criação de empresa estatal para exploração de lítio
Em meados de abril, o Congresso mexicano aprovou uma nova Lei de Mineração que reserva a exploração de lítio ao Estado, iniciativa enviada pelo presidente
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Sputnik) – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, informou que seu governo está avançando na formação da nova estatal que explorará o lítio, depois que o Congresso aprovou a nacionalização do mineral para uso exclusivo do setor público.
"Temos algum tempo para apresentar o projeto da nova empresa, por lei esse projeto já está sendo elaborado, mas não posso ir mais longe", disse o presidente em entrevista coletiva.
O governo mexicano anunciou anteriormente que criaria uma empresa estatal para a exploração desse mineral, semelhante à corporação Yacimientos de Litio Boliviano.
López Obrador acrescentou que estão em contato com Argentina, Bolívia e Chile, que também possuem lítio, "com o objetivo de criar uma associação" para ajudar uns aos outros.
O presidente ressaltou que "no caso do Chile e da Argentina são empresas privadas, mas o governo está interessado em ajudar a explorar o lítio com esse sistema de exploração mineral específico", enquanto Bolívia e México nacionalizaram o mineral.
"Mas há coincidências e vamos trabalhar, já estamos fazendo em conjunto, para todo o desenvolvimento, que tem a ver com exploração, com processamento, com novas tecnologias", explicou.
Por fim, disse que ainda não definiram o que acontecerá com as empresas privadas que têm concessões para buscar e explorar lítio no país.
Em meados de abril, o Congresso mexicano aprovou uma nova Lei de Mineração que reserva a exploração de lítio ao Estado, iniciativa enviada pelo presidente.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247