Maduro: Venezuela está "totalmente preparada" para retomar relações com EUA
Maduro estava rompido com os EUA desde 2019, quando o ex-presidente estadunidense Donald Trump reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino venezuelano
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o país está "totalmente preparado" para reconstruir relações diplomáticas com os EUA, informa a agência de notícias AFP.
>> Estados Unidos se dizem dispostos a aliviar sanções contra a Venezuela em prol de negociações
A reaproximação dos países ocorre em um contexto de crise energética causada pela Guerra da Ucrânia e as sanções ocidentais impostas à Rússia.
“A Venezuela está preparada, totalmente preparada, para avançar em um processo de normalização das relações diplomáticas, consulares, políticas, com este governo dos Estados Unidos e com os governos que vierem”, declarou o líder venezuelano em entrevista ao jornalista francês Ignacio Ramonet e à rede Telesur.
Maduro estava rompido com os EUA desde 2019, quando o ex-presidente estadunidense Donald Trump reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino venezuelano.
Além disso, como forma de boicote ao governante legitimamente eleito no país latino, os EUA "lançaram uma bateria de sanções contra a Venezuela, incluindo um embargo ao petróleo venezuelano", acrescenta a agência de notícias francesa.
Recentemente, no entanto, o governo de Joe Biden vem se aproximando da Venezuela, tendo enviado delegados a Caracas em 2022 para se reunir com Maduro. Os países negociaram, por exemplo, trocas de prisioneiros.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247