América latina

Maduro parabeniza Petro e pede "reconstrução da irmandade com base no respeito e no amor"

O presidente venezuelano disse que a chegada de Petro ao poder significa uma "segunda chance" para ambas as nações

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ARN - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou Gustavo Petro no domingo por assumir o cargo de novo presidente da Colômbia e pediu "reconstrução da irmandade com base no respeito e no amor".

Isso foi afirmado por Maduro em uma mensagem publicada em sua conta no Twitter, já que ele não foi convidado para a posse por Iván Duque, já que ambos os países suspenderam suas relações em fevereiro de 2019.

continua após o anúncio

“Meus parabéns à Colômbia e ao Gustavo Petro, vimos todo o ato de inauguração. Estendo minha mão ao povo da Colômbia e ao presidente, Gustavo Petro, para reconstruir a fraternidade com base no respeito e no amor entre os povos. Uma segunda chance, diz o presidente Petro, deve ser aproveitada para o bem, a felicidade e a paz. Pela paz da Colômbia e da Venezuela”, comentou Maduro.

No final de julho, o novo chanceler colombiano, Álvaro Leyva, e seu homólogo venezuelano, Carlos Faría, concordaram em estabelecer uma agenda de trabalho para a normalização das relações diplomáticas em todos os níveis, uma vez que Petro tomasse posse como presidente.

continua após o anúncio

Isso foi relatado pelo chanceler venezuelano no final da reunião. "Acordamos (...), quando chegar esse momento, reintegrar imediatamente os embaixadores que vão representar nos nossos países, (assim como) todas as equipes que deverão trabalhar nos diferentes consulados", disse.

Na declaração conjunta assinada pelos dois ministros, apoiaram “o diálogo em prol da construção de caminhos de paz, respeito e compreensão mútua, com pleno reconhecimento de nossas capacidades complementares”.

continua após o anúncio

O governo de Nicolás Maduro e o governo Petro também concordaram em “fazer esforços conjuntos para garantir a segurança e a paz nas fronteiras”.

Outros presidentes parabenizam Petro

Maduro não foi o único a saudar o novo presidente colombiano. Muitos dos que assistiram à inauguração neste domingo em Bogotá também o reconheceram em suas redes sociais.

continua após o anúncio

Nesse sentido, o presidente do Chile, Gabriel Boric, classificou como "emocionante" a cerimônia do primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia e garantiu que está começando um "trabalho conjunto por uma América Latina unida" que aposta no desenvolvimento de seus povos.

Por sua vez, o presidente da Bolívia, Luis Arce, disse que "a Grande Pátria comemora" com Petro e com a vice-presidente do país, Francia Márquez.

continua após o anúncio

“O mundo está passando por um momento complexo. Todos os povos irmãos da América Latina devem permanecer unidos e solidários. Meus melhores votos para Gustavo Petro e Francia Márquez”, postou o presidente argentino Alberto Fernández em sua conta no Twitter.

Enquanto isso, o presidente do Paraguai, Mario Abdo, desejou a Petro "o maior sucesso" "neste desafio de liderar seu país que começou hoje". Além disso, agradeceu o convite e disse estar certo de que continuarão a “aprofundar a cooperação bilateral”.

continua após o anúncio

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, que também esteve presente na cerimônia, disse estar certo de que ambos os países trabalharão "pelos objetivos juntos, buscando o bem-estar de nossas nações irmãs".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247