América latina

Lula anuncia conversa com Daniel Ortega para tratar de "problemas" da Nicarágua com a Igreja Católica

Grupos de direitos humanos acusaram Ortega de atacar líderes da Igreja Católica após protestos e uma tentativa de golpe em 2018

Daniel Ortega e Luiz Inácio Lula da Silva
Daniel Ortega e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reuters | Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (29), que irá conversar com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para tratar da situação da Igreja Católica no país centro-americano, em meio às recentes prisões de líderes religiosos. 

"Temos um problema na Nicarágua, eu vou conversar com o presidente da Nicarágua, porque tenho relação para conversar, porque eu acho que tem que resolver os problemas com a igreja. Mas cada país toca o seu destino", declarou o presidente Lula. 

continua após o anúncio

Grupos de direitos humanos acusaram Ortega de atacar líderes da Igreja Católica após protestos e uma tentativa de golpe em 2018, enquanto Ortega aponta a participação da Igreja na agitação. Segundo o presidente, alguns dos padres do país instaram os fiéis a dar um golpe, falaram sobre a captura de unidades militares e pediram a eliminação física do próprio Ortega.

Em março, a Nicarágua suspendeu relações diplomáticas com o Vaticano. As tensões entre o governo esquerdista de Ortega e a Igreja Católica aumentaram em abril depois que um tribunal de Manágua condenou o bispo Rolando Alvarez a mais de 26 anos de prisão por tentativas de minar a integridade nacional. O papa Francisco chamou a Nicarágua de "ditadura". 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247