América latina

Leonidas Iza, Yaku Pérez e mais: pré-candidatos à eleição no Equador são divulgados

Após Guillermo Lasso dissolver o Congresso e convocar novo pleito, nomes surgiram para disputa que ocorre em 20 de agosto

Leonidas Iza
Leonidas Iza (Foto: Fernando Lagla/Asamblea Nacional del Ecuador)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

OperaMundi - Após o presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretar a "morte cruzada", mecanismo que permite dissolver a Assembleia Nacional para, assim, novas eleições serem convocadas no país, nomes estão sendo divulgados para concorrer ao pleito.

O presidente da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) e principal líder dos protestos que pressionaram o governo Lasso em 2022, Leonidas Iza, concordou nesta quinta-feira (25/05) em ser candidato à Presidência nas eleições do país, a serem realizadas em agosto. 

continua após o anúncio

Iza foi designado como candidato presidencial pelo conselho ampliado da Conaie, apesar de sempre ter negado qualquer aspiração presidencial, e será lançado pelo partido Pachakutik.

Além dele, Yaku Pérez, que foi candidato à Presidência nas eleições de 2021, também faz parte da lista de pré-candidatos e anunciou sua intenção de participar das eleições extraordinárias nesta quinta. 

continua após o anúncio

Pérez disse em coletiva de imprensa que tem uma "proposta diferente para oferecer, acima de tudo, sem demagogia" e vai concorrer ao cargo pela aliança Unidade Popular e Democracia Sim. 

Já o empresário Daniel Noboa também anunciou sua candidatura à Presidência do Equador nesta semana. Ele afirmou sua intenção de concorrer ao pleito com seu próprio partido, Alternativa Democrática Nacional (ADN), por meio de um comunicado nas redes sociais.

continua após o anúncio

Outros pré-candidatos anunciados são o ex-deputado Fernando Villavicencio, o empresário Jan Topic e o ex-vice-presidente Otto Sonnenholzner, que atuou durante o mandato presidencial de Lenín Moreno (2017-2021).

Os eleitores do Equador também votarão para a renovação do Parlamento, com representantes que permanecerão no cargo até maio de 2025, para completar o mandato interrompido pela aplicação do mecanismo "morte cruzada", decidido por Lasso, permitindo assim a dissolução da Assembleia Nacional e a convocação de novas eleições no país. 

continua após o anúncio

Lasso utilizou a medida prevista na Constituição equatoriana um dia após o Congresso do país retomar seu processo de impeachment. Além disso, declarou ao jornal norte-americano The Washington Post, que não vai concorrer nas eleições

A data das novas eleições no Equador foi anunciada nesta segunda-feira (23/05) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que estabeleceu o dia 20 de agosto para a realização do primeiro turno do pleito e, se necessário um segundo turno entre os dois candidatos mais votados a ser realizado no dia 15 de outubro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247