América latina

Itamaraty anuncia reincorporação do Brasil à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos

De acordo com nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil precisa fazer parte da Celac "de forma plena e imediata, a todas as instâncias do mecanismo"

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil (Foto: Faisal Al Nasser/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou nesta quinta-feira (5), aos países membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) a reincorporação do Brasil ao grupo. Formalmente estabelecida em fevereiro de 2010, durante a Cúpula da Unidade, em Cancún, no México, a CELAC é integrada por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. O Brasil havia deixado a organização em janeiro de 2020, sob o governo Jair Bolsonaro. 

De acordo com nota emitida pelo Itamaraty, o Brasil precisa fazer parte da Celac "de forma plena e imediata, a todas as instâncias do mecanismo, tanto as de caráter político como as de natureza técnica". "O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é um passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e para a plena reinserção do País ao convívio internacional", continuou.

continua após o anúncio

>>> Bolsonaro pretende morar na Itália e evitar uma possível prisão no Brasil

O Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo chanceler Mauro Vieira, destacou também que "o Brasil participou diretamente da criação da CELAC, ao convocar e sediar, em 2008, na Costa do Sauípe na Bahia, a I Cúpula de Países da América Latina e Caribe (CALC)".

continua após o anúncio

"Os sócios extrarregionais com os quais a CELAC mantém diálogo regular, entre os quais a União Europeia, China, Índia, ASEAN e União Africana, foram igualmente informados sobre o regresso do país ao mecanismo de concertação regional", complementou. 

>>> Dino assina portaria que pode tirar Anderson Torres do governo do DF

continua após o anúncio

A convite do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que exerce a presidência pro tempore do foro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CELAC, que será realizada em Buenos Aires em 24 de janeiro corrente.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247