Intelectuais e artistas cubanos enviam a seus colegas no mundo manifesto em defesa da soberania da ilha
Já são mais de 1.100 assinaturas com o apelo de intelectuais e artistas cubanos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A mensagem de cientistas, educadores, jornalistas, escritores e artistas cubanos a seus colegas de outros países, publicada há poucos dias na revista cultural La Jiribilla, já tem mais de 1.100 assinaturas e expressa os sentimentos da sociedade civil do país, informa o Granma.
O documento foi valorizado pelo presidente Miguel Díaz-Canel: “É um documento soberano e digno, que defende a essência da nação cubana”, disse. Ele acrescentou que o apelo recebeu o apoio de 90 intelectuais, artistas e ativistas sociais de 16 países.
De acordo com uma reportagem do La Jiribilla, a lista conta com mais de 50 prêmios nacionais de diferentes manifestações artísticas e Filosofia e História, e vários jornalistas premiados com o Prêmio Nacional José Martí de Jornalismo.
Entre as assinaturas que foram acrescentadas, uma vez publicado o documento, estão os cientistas Jorge Berlanga, Guadalupe Guzmán e Miguel Limia; os pedagogos Gilberto García Batista e Marta Prieto; os jornalistas Luis Sexto, Randy Alonso e Rosa Miriam Elizalde; os escritores Antón Arrufat e Reynaldo González, e os artistas Pancho Amat, Haila María Mompié, Bobby Carcassés, Rosario Cárdenas, Manuel Pérez Paredes, Isabel Santos, Eslinda Núñez, Zaida del Río, Roberto Diago e Eduardo Roca Salazar (Choco), entre outras personalidades de grande reconhecimento público.
O apoio internacional é liderado por figuras da estatura de Frei Betto, Ignacio Ramonet, Atilio Borón, Salim Lamrani, Cecilia Todd, María Eugenia Mudrovcic, Fernando Buen Abad e Héctor Díaz Polanco, além de outros com um compromisso comprovado com a Revolução Cubana.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247