América latina

Grupo indígena do Equador pede que tribunal avance com impeachment do presidente Lasso

“Temos esperança de que a Corte Constitucional não espere que o povo vá às ruas”, disse Leonidas Iza, presidente confederação indígena do país (Conaie)

Presidente do Equador, Guillermo Lasso (círculo), e Leonidas Iza
Presidente do Equador, Guillermo Lasso (círculo), e Leonidas Iza (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - A maior organização indígena do Equador pediu na terça-feira que o tribunal superior do país avance com as audiências de impeachment contra o presidente Guillermo Lasso, aumentando a pressão à medida que uma decisão se aproxima.

Juízes da Corte Constitucional devem decidir em breve se atenderão a um pedido de parlamentares da oposição para iniciar audiências de impeachment contra Lasso, que enfrenta acusações de corrupção em negócios com empresas públicas, o que ele nega.

continua após o anúncio

Uma decisão do tribunal de permitir audiências de impeachment pode aumentar a possibilidade de que Lasso, um conservador que tem entrado em conflito regularmente com parlamentares, dissolva a Assembleia Nacional do Equador e convoque eleições antecipadas.

“Temos esperança de que a Corte Constitucional não espere que o povo vá às ruas”, disse Leonidas Iza, presidente da poderosa confederação indígena do país, Conaie, após uma passeata com outros grupos em Quito.

continua após o anúncio

Uma série de protestos no ano passado liderados pela Conaie resultou em negociações nas quais Lasso fez concessões em torno da política econômica e ambiental.

Alguns parlamentares contrários às suas propostas econômicas e de segurança tentaram e não conseguiram removê-lo em um processo de impeachment no ano passado.

continua após o anúncio

Se o processo chegar a uma votação final, 92 parlamentares da legislatura de 137 membros precisariam aprovar a censura ou destituição de Lasso do cargo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247