Governo venezuelano pede exclusão da Noruega para retomar diálogo com oposição no México
O governo de Nicolás Maduro insistiu recentemente na presença da Rússia em qualquer negociação
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 com ARN - O governo de Nicolás Maduro exigiu a saída da Noruega como facilitadora do processo de diálogo com a oposição venezuelana para retomar as negociações no México nos próximos dias, informou a agência Reuters nesta quarta-feira.
Na semana passada, representantes de ambos os lados anunciaram sua disposição de retomar o diálogo político sobre questões como eleições e o levantamento de sanções econômicas, enquanto os Estados Unidos decidiram suspender algumas sanções contra o país petrolífero, buscando facilitar o caminho para as negociações.
As negociações na Cidade do México começaram em agosto de 2021, mas o governo venezuelano se retirou em outubro, quando Cabo Verde extraditou para os Estados Unidos Alex Saab, um colombo-venezuelano próximo ao presidente que está sendo julgado por lavagem de dinheiro pela justiça norte-americana.
A oposição quer que a Noruega mantenha o papel de facilitador, mas o governo venezuelano recentemente insistiu na presença da Rússia em qualquer negociação, disseram fontes à Reuters.
Embora não haja nada oficial, o regresso ao diálogo está previsto para a primeira ou segunda semana de junho, confirmaram as mesmas fontes à agência.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247