Governo da Colômbia e ELN anunciam avanço nas negociações de paz
Um dos pontos mais importantes do comunicado especifica a natureza jurídica da guerrilha do ELN
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Cristian Galindo (Sputnik Mundo) - As delegações de paz do governo colombiano de Gustavo Petro e do Exército de Libertação Nacional (ELN) divulgaram o andamento da segunda rodada de negociações de paz que vem sendo realizado no México desde 13 de fevereiro.
O comunicado divulgado no sábado, 25 de fevereiro, estabelece os pontos-chave para o desenvolvimento dessa negociação.
Um dos pontos mais importantes especifica a natureza jurídica da guerrilha do ELN, identificado como uma "organização política rebelde armada", com destaque ao fato de que está desenvolvendo um diálogo com o governo.
Destacam-se também os termos de referência que irão reger o Grupo de Países de Acompanhamento, Apoio e Cooperação (GPAAC) e a adoção do relatório da Comissão Humanitária, bem como um “acordo sobre pedagogia e comunicação para uma cultura de paz”.
Uma questão importante é a criação de um ponto de contato e comunicação para a delegação do ELN que funcionará entre os ciclos de conversações.
Este ponto também foi explicado pelo chefe da delegação do ELN, Pablo Beltrán, que comentou sobre o assunto em um Twitter Spaces, organizado pelos meios alternativos AlCarajo e Puentes de Paz.
“Para nós, esta é uma luta midiática muito forte, muito intensa, porque está posicionando outras narrativas, que são de outra cultura, que não é propaganda de guerra; não é guerra midiática; não é desinformação”, argumentou Beltrán .
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247