Governo da Colômbia declara trégua com grupo rebelde ELN
O cessar-fogo de 180 dias foi alcançado pelo governo da Colômbia e pelo ELN no início de junho, durante negociações em Cuba
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O governo da Colômbia emitiu nesta quarta-feira (6) um decreto para um cessar-fogo temporário com o grupo rebelde Exército de Libertação Nacional (ELN), que vigorará de agosto a janeiro, segundo o texto do decreto. "Introduzir um cessar-fogo bilateral temporário em nível nacional entre o governo e o grupo rebelde do Exército de Libertação Nacional (ELN) das 00:00 de 3 de agosto de 2023 até as 24:00 de 29 de janeiro de 2024. Pode ser prorrogado após uma avaliação prévia na mesa de negociações de paz dos relatórios sobre o mecanismo de monitoramento e verificação", diz o texto do decreto, publicado por Vicky Davila, diretora da revista colombiana Semana. No início do dia, o ELN anunciou a cessação total das atividades ofensivas e de reconhecimento de 6 de julho a 3 de agosto, período preparatório antes da trégua de 180 dias com o governo acordada em junho. O grupo rebelde, no entanto, manterá controle e vigilância nas regiões de presença "para responder a ameaças ou ataques de qualquer grupo armado ou estrutura do Estado contra nossas unidades ou a população civil". O cessar-fogo de 180 dias foi alcançado pelo governo da Colômbia e pelo ELN no início de junho, durante negociações em Cuba. A próxima rodada de negociações de paz entre os lados está prevista para ser realizada na Venezuela de 14 de agosto a 3 de setembro.
De acordo com informações do portal Al Carajo, o Mecanismo de Monitoramento e Verificação do Cessar-fogo será composto por 29 instâncias de verificação (20 locais, oito regionais e uma nacional), integradas por membros da Missão de Verificação da ONU, acompanhantes da Igreja Católica, países garantidores e representantes do governo e o ELN.
O Ministério da Defesa é a pasta que emitirá as orientações necessárias à Força Pública para o cumprimento do decreto, enquanto a coordenação das ações dos integrantes do mecanismo de apuração do cessar-fogo ficará a cargo do Comando-Geral da Forças Militares e Comando Estratégico Conjunto de Transição. Nesta fase de alistamento, as delegações de paz têm como objetivo finalizar os protocolos do mecanismo de verificação e a elaboração dos regulamentos do Comitê de Participação Nacional para o próximo dia 10 de junho, acordados nos diferentes ciclos de diálogos. O ELN, de esquerda radical, consiste em vários milhares de pessoas e é a segunda maior organização rebelde armada da Colômbia depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A Colômbia, os Estados Unidos e a União Européia designaram o ELN como uma organização terrorista. O processo de negociação entre o governo da Colômbia e o ELN foi lançado em 2016, mas parou dois anos depois. Novas rodadas de negociações entre as partes foram realizadas em novembro-dezembro de 2022 e em março de 2023, após a posse de Gustavo Petro como presidente do país. Brasil, Chile, México, Cuba, Venezuela e Noruega atuam como países garantidores nas negociações. (Com informações da Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247