América latina

Fernández passa a presidência pro tempore do Mercosul para Lula: 'querido amigo, você merece'

Presidente argentino lembrou que Lula "foi vítima de perseguições e injustiças"

Lula e Alberto Fernández 4/7/23
Lula e Alberto Fernández 4/7/23 (Foto: Télam)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente argentino, Alberto Fernández, destacou nesta terça-feira (4) o "enorme carinho e profunda admiração" pelo seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, quando entregou a presidência pro tempore do Mercosul, durante a cúpula do bloco em Puerto Iguazú, e lembrou que o líder do PT "foi vítima de perseguições e injustiças". "Não posso deixar de ressaltar que sinto uma alegria especial, uma espécie de privilégio do destino, ao transferir a presidência pro tempore do Mercosul para o querido presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Não quero esconder meu enorme carinho nem a profunda admiração que sinto por ele. Ele foi vítima de perseguições e injustiças, mas o povo do Brasil soube reparar tal dano, entregando-lhe a liderança dessa nação irmã. Caro amigo, eu desejo-lhe o melhor. Você merece", disse Fernández a Lula, no plenário desta manhã.

Em sua fala, Fernández defendeu que o bloco integre-se "ao mundo não apenas como fornecedores de matérias-primas, mas também como exportadores de produtos manufaturados". Ele sublinhou que o destino do Mercosul é "fazer parte do mundo global com a força das economias que se desenvolvem e não com a debilidade das que são primarizados".

continua após o anúncio

No que diz respeito às negociações externas, e em relação à UE, lembrou que “por mais do que uma vez” foi questionado o acordo tal como foi assinado em meados de 2019. "Temos uma visão crítica do que foi acordado na época. Isso foi fruto de um esforço muito desigual entre as partes. Assim, o Mercosul foi o que mais cedeu, sendo o bloco com menor nível relativo de desenvolvimento no o acordo. A apresentação de novas demandas em matéria ambiental (...) apresenta uma visão parcial de desenvolvimento sustentável, voltada para o meio ambiente, sem registro das três dimensões da sustentabilidade", esclareceu. Ainda assim, o presidente reiterou que a Argentina considera que o acordo representa uma oportunidade: “Desejamos que as negociações em curso tragam resultados equilibrados para todas as partes”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247