Ex-presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández é capturado e transferido para prisão (vídeo)
O ex-presidente é procurado pelos Estados Unidos (EUA) por suposto tráfico de drogas em larga escala e tráfico de armas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
TeleSur - As autoridades hondurenhas capturaram e transferiram o ex-presidente Juan Orlando Hernández para um centro de detenção nesta terça-feira, depois que a Suprema Corte de Justiça (SCJ) emitiu um mandado de prisão.
O ex-presidente é procurado pelos Estados Unidos (EUA) por suposto tráfico de drogas em larga escala e tráfico de armas.
Após sua captura, as autoridades procederam a buscas em sua residência e agora resta a um juiz da Corte aceitar formalmente o processo de extradição.
Antes de emitir o mandado de prisão contra Hernández, o plenário de 15 magistrados do CSJ nomeou o jurista Edwin Ortez como responsável pelo expediente do pedido de extradição para os Estados Unidos do ex-presidente Hernández.
O porta-voz da Corte Suprema, Melvin Duarte, afirmou que a Secretaria Judiciária continua aberta para receber a respectiva documentação da defesa de Hernández e explicou que estão sendo tomadas as providências para entregar o ex-chefe de Estado.
Hernández, que foi presidente de Honduras no período 2014-2022, divulgou um áudio nas redes sociais para indicar que se entregaria voluntariamente às autoridades. "Estou pronto e disposto a colaborar, a chegar voluntariamente com seu acompanhamento no momento que o juiz natural assim o designar para poder enfrentar esta situação e me defender", disse.
Por sua vez, o secretário de Segurança de Honduras, Ramón Sabillón, comentou que Hernández é acusado de quatro acusações perante um tribunal em Nova York, EUA, incluindo tráfico de drogas, uso de armas e associação ilícita com cartéis de drogas.
Até agora, a residência do ex-presidente, além de cercada por policiais, também é cercada por militantes de vários partidos políticos, que durante seu governo denunciaram a repressão e os atos de corrupção de Hernández.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247