EUA anunciam envio temporário de 1.500 soldados para fronteira com o México
Pentágono está procurando maneiras de substituir o pessoal da ativa por aqueles da força de reserva, segundo chefe do órgão de Defesa norte-americano

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sputnik Brasil - O Pentágono disse hoje (02) que o governo Biden enviará temporariamente 1.500 soldados adicionais para ajudar a proteger a fronteira entre os Estados Unidos e o México. A ação acontece porque em breve, quando as restrições fronteiriças da COVID-19 forem suspensas mais tarde, pode ser que aconteça um aumento da imigração ilegal este mês.
O destacamento de 90 dias de tropas de serviço ativo complementará o trabalho da Patrulha de Fronteira dos EUA, mas não cumprirá funções de aplicação da lei, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder, em comunicado citado pela Reuters.
As tropas farão monitoramento terrestre, entrada de dados e suporte de depósito para liberar agentes de fronteira e "preencherão lacunas críticas de capacidade", disse Ryder.
A força será adicionada a um destacamento contínuo de cerca de 2.500 soldados da Guarda Nacional, relata a mídia.
Ainda segundo a agência britânica, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, quando questionado sobre o envio de tropas em entrevista coletiva, disse que os EUA são uma nação soberana e que o México respeita suas decisões.
Joe Biden, um democrata concorrendo à reeleição em 2024, tem enfrentado um número recorde de migrantes pegos cruzando ilegalmente a fronteira desde que assumiu o cargo em 2021, e tem sido muito criticado pelos republicanos por reverter as políticas linha-dura do ex-presidente Donald Trump.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247