Equador pede extradição de ex-presidente Rafael Correa
O líder da Revolução Cidadã Equatoriana está exilado na Bélgica
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Justiça do Equador emitiu nesta sexta-feira (22) um pedido de extradição do ex-presidente Rafael Correa, que hoje mora na Bélgica. O país europeu concedeu asilo ao político a Correa.
O ex-presidente foi condenado pela Justiça equatoriana em 2020 a oito anos de prisão, acusado de recebimento de propinas para financiar campanhas eleitorais entre 2012 e 2016. Ele nega as acusações e acusa seus oponentes de perseguição política.
De acordo com a Justiça equatoriana, o pedido de extradição respeita tratados internacionais, bem como um acordo de extradição que o Equador mantém com a Bélgica.
Correa vive na Bélgica desde que concluiu seu mandato, em 2017. Ele teria recebido o status de refugiado no país europeu, segundo documento emitido pelo governo de Bruxelas no último dia 15, ao qual a AFP teve acesso, aponta a Folha de São Paulo.
O político equatoriano havia apresentado seu pedido de refúgio na Bélgica em 2018, país de origem de sua esposa, quando deixou o cargo após uma década na Presidência. No ano passado, a condenação impediu que ele concorresse nas eleições presidenciais, como candidato a vice na chapa de Andrés Araus.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247