América latina

Em carta, líderes da América Latina pedem para Ciro desistir e apoiar Lula

Signatários se dizem "perplexos" com a insistência de Ciro Gomes em manter sua candidatura em uma disputa que classificam como "ponto de virada histórico"

Ciro Gomes
Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Intitulada "Carta aberta a Ciro Gomes: o que precisa ser feito para deter Bolsonaro", líderes da América Latina fazem uma apelo para que Ciro Gomes (PDT) desista da sua candidatura à Presidência para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A carta foi assinada por nomes como o do ex-presidente do Equador Rafael Correa, e pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1980. 

continua após o anúncio

No documento, direcionado ao pedetista, os líderes latino-americanos dizem "perplexos" com a insistência de Ciro Gomes em manter sua candidatura em uma disputa que classificam como "ponto de virada histórico".

>>> Políticos, intelectuais e ativistas internacionais apelam por respeito ao resultado das urnas no Brasil

continua após o anúncio

Os signatários reforçam que Ciro deve aliar suas propostas às de Lula, pois, neste momento, a eleição não se resume a uma disputa entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), mas sim "entre o fascismo e a democracia".

Os líderes chamam Ciro de "lutador pelas boas causas do povo brasileiro" e o questionam sobre a manutenção da campanha. 

continua após o anúncio

"Sabemos que você foi um lutador pelas boas causas do povo brasileiro ao longo de sua vida. É por isso a perplexidade que nos leva a te escrever esta carta e que nos move a te enviar esta mensagem fraterna, porque é incompreensível para nós, na situação, em apresentar sua candidatura presidencial para as eleições para a sua atual revolução, em 2 de outubro, que sem o menor exagero pode ser considerada um ponto de virada histórico. Por quê? Porque a escolha fundamental não será entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, mas entre o fascismo e a democracia", diz o texto da carta escrita em espanhol e traduzida pelo jornal O Globo.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247