América latina

Eleições municipais em Cuba têm menor comparecimento em 40 anos

Autoridades eleitorais disseram que quase 69% dos eleitores cubanos registrados participaram da votação de domingo

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247– Cuba registrou um índice de participação nas eleições municipais de 69%, o menor desde pelo menos 1981, segundo dados preliminares do governo divulgados nesta segunda-feira.

Embora esse comparecimento ainda seja alto em comparação com muitos vizinhos regionais, ele marca uma queda significativa dos 89% que votaram em 2017, nas primeiras eleições desde a morte do ex-líder cubano Fidel Castro.

continua após o anúncio

Cuba se orgulha de seus altos níveis de participação eleitoral, vendo a participação nas eleições como uma demonstração da natureza popular de seu sistema eleitoral.

A queda na participação no domingo em relação às eleições de 2017 vem na esteira dos apelos da oposição política de Cuba para a população se abster de votar como protesto contra o governo do presidente Miguel Díaz-Canel. As eleições municipais foram as primeiras desde que Díaz-Canel se tornou presidente em 2018.

continua após o anúncio

Não há pesquisas de opinião ou de boca de urna em Cuba, então não está claro porque uma porcentagem crescente de eleitores cubanos optou pela abstenção no domingo.

O bloqueio econômico continua gerando forte escassez de alimentos, remédios e combustível, assim como blecautes contínuos e regulares. (Com Reuters).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247