América latina

Diplomata venezuelano Alex Saab recorre contra decisão de tribunal dos EUA que o mantém sequestrado

O governo venezuelano disse que Saab foi sequestrado pelo governo dos EUA e prometeu buscar ajuda de organizações internacionais

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

WASHINGTON, 28 de dezembro (Sputnik) - O diplomata venezuelano Alex Saab recorreu contra a recente decisão de um Tribunal dos Estados Unidos de não arquivar seu caso com base em sua imunidade diplomática, de acordo com um documento do tribunal divulgado nesta quarta-feira (28).

"Notifica-se que... o réu no caso acima mencionado apela ao Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Décimo Primeiro Circuito da Ordem Final sobre a Moção do Réu para Rejeitar a Acusação (ECF No. 197), registrada em esta ação em 23 de dezembro de 2022", disse o documento.

Na semana passada, um juiz dos EUA rejeitou a moção de Saab para anular as acusações contra ele com base em seu status de imunidade diplomática. O governo dos EUA argumenta que Saab não estava viajando como enviado especial do governo venezuelano no momento de sua prisão, de acordo com os documentos do tribunal.

continua após o anúncio

Saab foi extraditado de Cabo Verde para os Estados Unidos em outubro de 2021, mas se declarou inocente das acusações de envolvimento em crimes financeiros relacionados a violações das sanções dos EUA impostas contra o Irã. O governo dos EUA retirou as acusações mais graves de lavagem de dinheiro contra a Saab.

Em junho de 2020, as autoridades de Cabo Verde prenderam Saab com base em um mandado de extradição dos EUA enquanto ele viajava para o Irã em uma missão humanitária para o governo venezuelano.

O governo venezuelano disse que Saab foi sequestrado pelo governo dos EUA e prometeu buscar ajuda de organizações internacionais para libertar o diplomata.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247